Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Emcantar mostra projeto de Centro Cultural

sáb, 25 de novembro de 2017 05:20

por Tatiana Oliveira

Espaço será construído no bairro Gutierrez ao lado da igreja Santa Edwiges

O diretor executivo do Emcantar Cia Cultural, Marco Aurélio Querubim, deu uma entrevista ontem, 23, à Gazeta do Triângulo e à Gazeta Web para mostrar o projeto do Centro Cultural que a companhia irá construir na cidade. O local será construído em um terreno que foi cedido pela prefeitura ao Emcantar em 2015, localizado no bairro Gutierrez, ao lado da igreja Santa Edwiges. “O propósito é que esse possa ser o primeiro Centro Cultural da região, viabilizado por parcerias entre o primeiro, segundo e terceiro setor”, explica Querubim. “O terreno foi cedido por 25 anos e essa é uma conversa antiga com diversas gestões e prefeitos. Agora com essa gestão pretendemos dar continuidade, avançar com a construção”, acrescenta.

Terreno para construção de Centro Cultural está localizado no bairro Gutierrez

Terreno para construção de Centro Cultural está localizado no bairro Gutierrez

 

A obra está estimada em R$ 2,5 milhões. Conforme conta Querubim à reportagem, a intenção é conseguir R$1 milhão para fazer a primeira fase, o teatro, até o fim de 2018. “Estamos pensando uma obra não só economicamente viável para nós, mas que seja referência do ponto de vista ambiental, com reaproveitamento da luz natural, da água de chuva, energia solar etc. O prédio tem esse propósito de ser uma construção ecologicamente alinhada com as tendências mundiais que a gente vive”, conta.

Segundo o diretor executivo do Emcantar, o objetivo é promover produções artísticas, programação cultural, ações de formação continuada em artes, gestão cultural, meio ambiente, empreendedorismo juvenil etc. “Pode parecer purista, mas nós somos daqui e queremos fazer isso por Araguari. Não é algo para nós, é para o próprio poder público, pois com a experiência que temos sabemos o que ter um teatro proporciona a uma cidade”, explica.

O Emcantar possui 20 anos de atuação na cidade, sendo vanguardista no setor. Conforme conta Querubim, o projeto foi realizado em parceria com um escritório de arquitetura de Araguari e prevê um teatro, salas de formação e um centro administrativo. A área do terreno é de 1226 m2, com área construída de 1000 m2. “O projeto arquitetônico está pronto e prevê um teatro com estúdio fonográfico para que possamos fazer gravações ao vivo de quem vier se apresentar, salas de formação suspensas, e o centro administrativo com uma sala de exposições”, explana. Segundo previsto, o teatro terá capacidade para 304 pessoas (sendo 9 cadeirantes) e quatro salas de formação (que viram duas maiores) com capacidade para 360 vagas.

Marco Aurélio Querubim aponta que a necessidade surgiu pela carência de equipamentos públicos culturais em Araguari. “Temos prédios que funcionam como teatros, mas que não tem a estrutura necessária para ser um. São locais que foram adaptados, mas não tem as coxias, as bamboleias, as varas que descem e sobem conforme o espetáculo que for apresentar, iluminação, todo o recurso que um espetáculo precisa”, coloca. “É um importante legado ao município, capaz de viabilizar o acesso à cultura para a população de Araguari e região”, acrescenta. “Existe uma carência de equipamentos culturais no Brasil todo e em Araguari não é diferente. Nós queremos contribuir para reverter esse quadro trazendo toda experiência de gestão, planejamento, a nossa atuação, que é de longa data, de 20 anos, e o nosso idealismo de oferecer isso para a cidade”, completa.

Grupo EMCANTAR

Emcantar é uma companhia cultural de Araguari, com o objetivo de fazer arte e encantar as pessoas. O grupo tem 20 anos de história, contabilizando mil apresentações para aproximadamente 325 mil pessoas, seis álbuns lançados, dois livros de autoria coletiva, vários espetáculos inéditos, entre outras ações.

As atividades da organização estão divididas em grupo artístico Emcantar e Emcantar Social. Neste, cerca de 50 projetos são desenvolvidos, beneficiando mais de 20 mil crianças e adolescentes, 5 mil educadores, gerando 20 empregos com dedicação exclusiva e toda uma cadeia produtiva.

O escritório da companhia está localizado na rua Padre Lafaiete, 300, Centro. Mais informações pelo telefone (34) 3513-7220 ou e-mail contato@emcantar.org.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Fico muito contente em saber que essa projeto será realizado no bairro onde moro, que infelizmente é muito carente de projetos culturais (realidade que não é muito diferente da cidade).

Deixe seu comentário: