Terça-feira, 08 de Abril de 2025 Fazer o Login

Em Resumo – Voltou

sex, 14 de fevereiro de 2020 05:28

Abertura-em-resumo

VOLTOU

Depois de um período de férias, o secretário de Obras, Expedito Jr. voltou ao trabalho e a lida diária. Entre os problemas que serão enfrentados logo “de cara” estão: a troca de lâmpadas queimadas, a cratera da avenida Minas Gerais e ele afirmou que em breve o bairro Gutierrez deve ser recapeado. Se o secretário conseguir realizar essas obras, dentre outras, será digno de tirar o chapéu. Ao trabalho meu amigo.

MEIO AMBIENTE

Na quarta-feira o deputado araguarino Zé Vitor (PL) noticiou em sua rede social um grande momento para o meio ambiente regional. Serão R$ 4,5 milhões para o Consórcio Rides implantar um programa de coleta seletiva para municípios e consórcios que possuem projetos. Em sua nota, ele informou que outros municípios brasileiros que possuam Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e projetos de implantação ou ampliação de coleta seletiva, poderão ser beneficiados e em sua lista ele cita: Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria. E Araguari, será que não tem plano e projetos para o meio ambiente?

CAOS

Por falar em falta de planejamento, a Educação estadual e municipal está um caos. No âmbito de Araguari, o transporte de alunos, realizado pelas vans está deficitário e tende a melhorar somente após o Carnaval, ou não. No Estado, é uma vergonha o sistema de matrículas implantado pelo governador e também o atraso de salários dos profissionais da Educação. Uma das prioridades que teriam que ser abraçadas pelos governos, que é Educação, está sendo literalmente largada e abandonada por nossos mandatários. Como teremos seres humanos melhores se nem educação é ofertada para nossas crianças? Além disso, os professores estão extremamente desvalorizados e abandonados, transformando nosso futuro em algo sombrio.

RESPONSABILIDADE

Nota recebida, enviada pelo amigo Régis, em virtude de seu afastamento para uma pré-candidatura no pleito municipal. “Em respeito ao Estatuto da Casa Taskan e aos importantes trabalhos realizados pela mesma, em favor de quase 250 famílias do bairro Vieno e mais 22 bairros da cidade de Araguari, seu Presidente e Fundador, Regis do Vieno, pediu afastamento temporário das funções executivas, pelo prazo de 9 meses, visando iniciar um trabalho de pré-candidatura ao cargo de Vereador em Araguari.” Segundo Regis do Vieno, todo o trabalho da Casa Taskan deve ser valorizado e preservado nesta nova etapa que inicia na política local, uma vez que seu intuito é oferecer aos cidadãos de Araguari o mesmo empenho que dedicou junto aos serviços da Casa Taskan nestes anos.

Políticos, bons

A fama (boa ou má) de um perfil político, em ano eleitoral, corre em círculos. Cada um possui uma imagem, que resulta do conhecimento que dele tem o povo. Esse conhecimento, por sua vez, decorre dos atos que o político realizou, dos serviços prestados à comunidade, da ajuda e das promessas cumpridas, enfim, da história da pessoa. Essa imagem pode povoar o território do bem ou do mal. As imagens são associadas aos sentimentos do ser humano, de prosperidade e felicidade, de generosidade e de bons feitos, de boa saúde e de bons negócios.

Políticos, maus

E, de outro lado, as imagens são associadas às coisas ruins, de perdas e empobrecimento, de dor e angústia, de infelicidade e tragédias. Cada cidadão (ã) guarda certa imagem do político que conhece. Aquele que ajuda as pessoas em sua luta é “bom”; o que não o faz é “mau”. Em tempos de crise, é preto no branco, pró ou contra, “quem não está conosco, está contra nós”.

A fama em círculos

Ocorre que esta imagem corre em círculos, saindo de uma fonte (uma pessoa), chegando a um grupo, que funciona como pequena tuba de ressonância, até se espraiar pelas massas dispersas. A fama (boa ou má) se difunde, ganha novos trombones, vai correndo pela geografia dos espaços e pelas classes sociais. O destaque é o poder das classes médias para difusão em massa da imagem. Como estão no meio da pirâmide, as classes médias sopram ideias para cima e para baixo, atingindo ricos e pobres. Esta é a pedra jogada no meio da lagoa. O conteúdo expresso pelas classes médias forma ondas que chegam às margens de cima e de baixo. Daí a importância de avaliar o pensamento das correntes que habitam o meio da pirâmide, a partir do poderoso segmento de profissionais liberais. Se um político começa a ser mal avaliado pela classe média, esta avaliação sai do meio para as margens.

OPORTUNIDADE

A LD Celulose e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) estão mobilizando empresários dos municípios de Araguari, Indianópolis, Estrela do Sul, Romaria e Nova Ponte para uma apresentação de demandas que possibilitará parcerias na prestação de serviços durante a construção do empreendimento. Na ocasião, será divulgado o “Projeto Forte Fiemg”, uma iniciativa que aproxima investidores e fornecedores de produtos e serviços. O encontro será realizado no próximo dia 18 de fevereiro, das 9 às 11h, no Centro Universitário Imepac, em Araguari. Os empresários das cidades citadas que se interessarem em participar da dinâmica devem realizar cadastro através do link:https://organizador.sympla.com.br/event/preview/784095. Após este primeiro encontro, será realizado um próximo, com uma rodada de negócios.

Um dos principais focos da iniciativa é valorizar e priorizar potenciais fornecedores locais, buscando atrair negócios para a indústria, comércio e serviços dos municípios que ficam no entorno da futura fábrica. Na programação, está a apresentação das necessidades da empresa na prestação de serviços, padrões de conformidade exigidos, entre outros.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: