Sábado, 12 de Abril de 2025 Fazer o Login

Em Resumo – Out

sáb, 22 de fevereiro de 2020 05:15

Abertura-em-resumo

OUT

Ontem, em rápida conversa com o empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Araguari, tive a certeza de que Juberson dos Santos Melo realmente não é candidato a nenhum cargo político nesse ano. Ele deixou em alto e bom som que não disputará nenhuma vaga no pleito de outubro.

NOVOS ARES

Segundo Jubão, apesar de toda a força que os mandatários de alguns partidos da capital mineira tem feito para sua candidatura, ele afirma que seus planos são outros, principalmente, no que tange a sua família e empresa.

NOVOS RUMOS

Com Araguari tomando um novo rumo, principalmente pela LD Celulose e os elogios que todos endereçaram ao ex-secretário, oportunidades não faltam a Juberson, mas pelo visto nada vai mudar suas decisões, lembrando que ele ainda tem um projeto que vai ajudar muitas pessoas e será lançado nos próximos meses. Uma pena seu afastamento da política.

Perfil ideal

Pergunta recorrente a este colunista. Qual o perfil ideal para ser candidato este ano? Na ponta da língua:

– símbolo da renovação;

– vida bem-sucedida no campo profissional;

– passado limpo, vida decente;

– boa expressão – capacidade de comunicação;

– eficiente articulação;

– apresentação de propostas que entrem na cachola do eleitor;

– condições para fazer uma boa campanha.

ESTRAGO

O trânsito em Araguari começa a ficar caótico. Associada à frota crescente de veículos, a falta de uma lógica racional de engenharia de tráfego vai gerando problema até a bem pouco tempo longe da vida dos araguarinos.

TRAMBOLHO

Para exemplificar, os engarrafamentos – ainda que incipientes e em menores proporções – são uma boa amostra disto. E o problema se agrava ainda mais quando pelas ruas centrais da cidade, trafegam carretas e maxi-ônibus, rumo a São Paulo, Goiânia ou ao Distrito Federal.

BUM BUMBUM

Ainda navegando pela seara dos motoristas… O que leva um ser a instalar um “sonzão” de milhares de watts de potência e ligá-lo em plena madrugada – 3 horas da manhã é madrugada ainda – para andar pela cidade?

LOUCURA

Primeiro que este ser não deve entender bem o mundo à volta dele, porque a esta altura, cérebro que é bom, já era. Segundo, é que o mesmo ser não deve ter consciência do local onde vive: o que se faz na rua em dias de semana às 3 horas da madruga? Tá, isso não vale…

CHATICE

E por último, ainda sobre as boates móveis. O que eu e o resto da cidade temos a ver com o funk, hip hop ou sertanejo brabo que grita dos tunados na madrugada araguarina? Ninguém merece tanto incômodo. Cadê a fiscalização???

O continuísta

Candidato à reeleição na prefeitura, máquina a serviço da candidatura, cabos eleitorais multiplicados, o continuísta tem grandes vantagens sobre outros. Principalmente se construiu forte identidade junto à comunidade. Pontos fortes: ações e obras a mostrar. Pontos fracos: mesmice, esgotamento do perfil e eventuais denúncias de corrupção/nepotismo etc.

O oposicionista

Deve encarnar situação de mudança, troca de peças velhas na máquina administrativa. Para ter sucesso, precisa captar o espírito da comunidade, auscultar demandas, mostrar-se ao eleitor, ganhar confiança. Pontos fortes: alternativa à velha ordem; encarnação do espírito do novo. Se for um perfil conhecido, impregná-lo com o verniz da renovação. Pontos fracos: pequena visibilidade (hoje, pode usar bem as redes sociais); estruturas de apoio mais tênues.

A terceira via

O candidato da terceira via apresenta-se como perfil para quebrar a polarização entre situação e oposição. Para angariar apoio de todos os lados, carece organizar um discurso moderado, ouvindo todos os segmentos, buscando uma linha intermediária. Demonstrar que tem melhor programa do que os dois candidatos. Pontos fortes: bom-senso, alternativa à polarização acirrada entre grupos, inovação. Pontos fracos: falta de apoios das estruturas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: