Em Resumo – Em tempo
qui, 2 de junho de 2016 05:06EM TEMPO
Vez ou outra volto a cobrar de nossos queridos mandatários araguarinos, sejam eles do Executivo ou do Legislativo, que decretaram feriado prolongado na última semana. Acredito que, quem perde com isso é única e exclusivamente o povo que, ao precisar de um serviço desses órgãos na sexta-feira, por exemplo, encontrou todos de portas fechadas, inclusive a procurada Farmácia Municipal e também o setor de ISS. E para não deixar esquecer, quem paga os salários dos mesmos, somos nós. Reedito essa nota e continuo meu embate desde governos anteriores com relação a essa verdadeira farra que é o decreto de feriado prolongado, quando as efemérides acontecem às terças-feiras e quintas-feiras. Façam-me um favor e vamos repensar essas atitudes. Como diria Boris Casoy: ‘isso é uma vergonha’.
MOVIMENTO
Em tempos anteriores cobrei muitas vezes de nossas autoridades a instalação de uma nova agência de atendimento da Caixa Econômica Federal em nossa cidade. Dias atrás o vereador Giuliano Tibá esteve em Uberlândia para reivindicar a abertura desse novo posto de atendimento ao superintendente Regional da instituição bancária. Ponto positivo para o edil que assim pode trazer um benefício para os usuários do banco, pois com uma estrutura inchada, o atendimento é prejudicado e o usuário passa por um verdadeiro sofrimento para ser atendido. Agora é continuar cobrando para que o benefício finalmente se estabeleça em nossa cidade.
ABANDONO
No antigo prédio da secretaria de Saúde, diga-se Hospital Nossa Senhora de Lourdes, o abandono é total e o local é ocupado por usuários de drogas, principalmente crack. Pela informação que tenho o prédio ainda não foi entregue pela administração municipal aos seus devidos proprietários, causando assim um ônus muito grande para os cofres do município e transferindo assim a responsabilidade para os mandatários palacianos. De quem cobrar providências? Porque não se resolve rapidamente esse imbróglio?
RESPOSTA
O secretário de Administração, Braulino Borges, negou tais afirmações. Segundo explicações, o prédio foi desocupado no primeiro ano do governo Raul Belém em 2013. Na época, a prefeitura solicitou laudo de avaliação e os engenheiros concluíram que a reforma ou indenização seria no valor de 70 mil reais. O laudo emitido pela assessoria dos proprietários pedia recurso de 350 mil reais. Com isso a prefeitura não concordou com este valor, porque geraria prejuízo ao erário público. Sendo assim, o caso foi encaminhado à Justiça, mas ainda não houve acordo. A locação foi finalizada ainda em 2013 e eles aguardam a decisão judicial.
RECLAMAÇÕES
Profissionais que possuem estabelecimentos comerciais próximos ao prédio descrevem os problemas gerados pelo abandono. No ano passado, advogados de um escritório e um vizinho contrataram serviço de limpeza e capina da calçada. Uma vergonha…
ABANDONO 1
Por falar em abandono, continuo indignado com o rumo que o Mercado Municipal vem tomando. Nosso antigo Mercadão está abandonado e parece piorar com o passar dos dias. Creio que a administração pública poderia entrar em ação e ajudar na revitalização do local, lembrando que isso vem acontecendo durante um bom tempo, deixando um dos locais mais tradicionais da cidade morrer no esquecimento.
ABANDONO 2
Sei também que o Mercadão faz parte da iniciativa privada e não da administração pública, no entanto, nada impede que a prefeitura faça alguma coisa para que aquele patrimônio “cinquentão” seja melhor aproveitado, até mesmo pela ótima localização, bem estratégica e no centro da cidade. Acredito que aquele espaço poderia ser utilizado principalmente na área cultural. Além disso, também sou a favor da retirada do ponto de ônibus daquele local, pois tornaria o trânsito mais humano. Tenho certeza que isso é muito difícil, mas não impossível. E tenho dito isso há vários anos. Quem sabe um dia eu consiga, pois água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
CONSCIÊNCIA
A prefeitura promove no próximo sábado a 14ª edição de Despoluição do rio Paranaíba. No ano passado 200 voluntários recolheram 10 toneladas de lixo deixadas nas margens do rio na região de Porto dos Barreiros. A ação anual integra o calendário oficial da Semana de Meio Ambiente e o material arrecadado é doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (ASCAMARA), para destinação final. A despoluição tem apoio de parceiros como Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Segundo Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro, entre outros.
ALERTA
Falsos e-mails e sites de rastreamento, que podem conter vírus ou agentes maliciosos, estão sendo enviados para clientes e publicados em nome dos Correios. A pessoa que receber mensagens com as características apresentadas abaixo deve apagá-las imediatamente:
– comunicado sobre suposta dificuldade de entrega ou greve, solicitando que acesse determinado link para localizar uma agência e buscar encomenda; pedido de atualização de dados cadastrais para retirar encomendas em poder dos Correios; comunicado de uma suposta encomenda SEDEX, solicitando que seja clicado em determinado link e confirmado o número do objeto postado; comunicado de chegada de um telegrama virtual, geralmente intitulado “Você recebeu um telegrama nacional (correios.gov.br)”, solicitando configurar a segurança do navegador e com arquivos executáveis anexos (*.exe); pedido citando cadastros ou envolvendo o sistema de licitações dos Correios; informações sobre encomenda, com número de identificação inexistente.
A característica principal dos falsos e-mails é possuírem links solicitando que o cliente clique neles para obter informações. JAMAIS clique em tais links. É por meio deles que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores. Lembro a vocês que os Correios NÃO enviam e-mails aos usuários para contratação de telegramas, solicitar recadastramento de pessoas ou avisar a chegada de encomendas, a menos que seja solicitado pelo cliente. Fique de olho.
REFLITA
“A política e a prostituição são os únicos empregos que não exigem experiência anterior.”
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
- OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas seg, 18 de novembro de 2024
- Clima favorece safra mineira sáb, 16 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Caríssimo editor da coluna “Em Resumo”, comungo de suas explanações, infelizmente a nossa querida Araguari está jogada às traças, são prédios e mais prédios abandonados e seus “ocupantes” momentâneos, são os usuários de drogas. Uma triste realidade que depende dos poderes públicos, seja para reativação dos locais e/ou encaminhamento destas pessoas que perambulam por lá. Esta “ferida cultural e administrativa” provinda da má administração, se assim posso dizer, lamentavelmente irá se estender ainda por muitos anos. Forte abraço, de seu leitor, Eduardo.