Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Em Resumo – De novo…

qui, 3 de abril de 2014 00:01

Abertura Em Resumo
DE NOVO…
Muitas vezes nessa coluna eu cobro sobre a imprudência existente no trânsito araguarino e principalmente nas rodoavenidas da cidade. Na manhã de ontem, mais uma vítima fatal desse famigerado trânsito deixou uma família mais triste. O excesso de velocidade e também a falta de sinalização nessas avenidas tem causado diversos acidentes em toda a sua extensão e o senhor “Tonico Doceiro” tornou-se mais uma estatística trágica de Araguari.

RESPEITO
Um absurdo o que acontece diariamente em nossa cidade é o desrespeito às leis de trânsito, principalmente quanto ao avanço de semáforos e também excesso de velocidade. Urgentemente a secretaria de Trânsito e a Polícia Militar precisam atuar com rigor e efetuar diversas blitz para que os infratores sejam penalizados e retirados de circulação.

FONTE
Uma verdadeira fonte de água pura e cristalina ‘mina’ na rua Dr. Alberto Moreira por mais de 15 dias e até agora nada. A SAE foi acionada e nenhuma providência foi tomada. Nesses tempos de falta de nosso líquido precioso, Araguari está na contramão da preservação.

COMEÇOU
Parabéns aos competentes jornalistas Walmir Brasileiro e Lucas Thiago pela estreia na rádio Onda Viva AM com o programa a Tribuna do Povo. A dupla dinâmica do rádio araguarino com toda certeza elevará e muito a audiência da emissora comandada por Marco Antônio Faria. Parabéns e sucesso!!!

NÃO MUDA
Uma proposição enviada a Câmara dos Vereadores não foi aceita pelo judiciário araguarino. Um requerimento foi apresentado para que o Fórum da cidade fosse alterado de Oswaldo Pierucetti para Irmãos Naves, mas de acordo com informações colhidas por este colunista, a mudança não foi aceita e o nome original permanece. Outro detalhe colhido pela Em Resumo é que o projeto do novo Fórum está pronto e que as obras devem começar ainda no segundo semestre. Uma obra que Araguari precisa e os magistrados agradecem.

MERECIMENTO
A vereadora Eunice Mendes apresentou na última sessão da Câmara de Vereadores um requerimento que concede o Título de Cidadã Honorária de Araguari à Exma. Promotora de Justiça Dra. Cristina Fagundes Siqueira (foto). Mais uma vez quero parabenizar a amiga Eunice pela proposição de honraria a tão importante pessoa que mora e trabalha em nossa querida cidade e honra nosso território com seu valoroso trabalho. Parabéns a vereadora e também a promotora.
Cristina Fagundes Siqueira

BANDIDAGEM
Em abordagem na manhã da última terça feira, no km 68 da BR-463 em Ponta Porã, policiais Rodoviários Federais recuperaram o veículo Fiat/Uno Vivace com placa aparente de Uberaba/MG, com registro de furto em Minas Gerais. O veículo era conduzido por uma mulher, de 35 anos e, ao ser solicitada a documentação pessoal e do veículo, a mulher apresentou documentos com indícios de falsificação e em pesquisas nos sistemas constatou-se que o referido veículo apresentava ocorrência de furto no dia 4 de março em Araguari. A condutora informou que seu marido comprou o veículo em Minas Gerais há uns 15 dias e pagou R$ 20.000,00 e teria acesso ao recibo posteriormente. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal local.

ACONTECEU…

A travessia do Mar Vermelho
1312 a.C.
Historiadores sugerem que a travessia do Mar Vermelho, descrita no Livro do Êxodo, do Antigo Testamento da Bíblia, poderia ter acontecido no dia 3 de abril de 1312 a.C. Neste dia, Moisés e os israelenses fugiram do exército egípcio por meio de uma épica travessia do Mar Vermelho, durante a viagem para a terra de Canaã, prometida por Deus a Abraão. Os narradores contam como os israelenses foram salvos do exército do faraó após Moisés fazer a divisão do Mar Vermelho com a ajuda de Deus. Quando os soldados egípcios estavam perseguindo os israelenses entre as águas abertas do mar, Deus pediu a Moisés para esticar as mãos de novo e, desta maneira, fazer com que os soldados egípcios morressem nas águas. A divisão das águas do Mar Vermelho é um dos mais dramáticos episódios do Antigo Testamento.

Jesse James é assassinado por dois
membros de seu próprio bando
1882
Jesse Woodson James foi um foragido americano e o mais famoso integrante da quadrilha de assaltantes James-Younger. Após seu assassinato em 3 de abril de 1882, converteu-se em uma figura legendária do Oeste americano. A proximidade da Guerra Civil Americana escureceu a vida da família James. Missouri era naquele momento um estado conflituoso, entre o Norte e o Sul. Resolvida a guerra, em 1862, Jesse James se uniu à guerrilha sulista de William C. Quantrill junto de seu irmão Frank James. A guerra civil devastou Missouri e foi determinante na vida posterior de James. Acabada a guerra norte-americana, James se rendeu aos soldados da União, mas, ao não serem respeitados os termos da capitulação, retomou as armas em 1866. Chefe da James Band, formada por ele, seu irmão Frank e os irmãos Younger, adquiriu notoriedade pela audácia de seus assaltos a bancos e trens. Morreu assassinado por dois membros de seu próprio bando, Charlie e Robert Ford.

Navio brasileiro é torpedeado por
submarino alemão na França
1917
No dia 3 de abril de 1917, o Paraná, um dos maiores navios da frota mercante brasileira, com 4.466 toneladas, carregado de café, foi torpedeado por um submarino alemão na costa francesa. Três tripulantes morreram. Os agressores ainda dispararam cinco tiros de canhão contra os náufragos. A embarcação navegava dentro das normas internacionais, com as luzes acesas, a bandeira brasileira içada e a palavra Brasil pintada no casco. Após o incidente, o presidente Venceslau Brás recusou-se a receber o embaixador alemão para apresentar explicações sobre o fato e o governo brasileiro rompeu relações diplomáticas com a Alemanha no dia 11 de abril. Após o final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, com a rendição alemã, o Brasil obteve pagamento com juros do café perdido nos naufrágios provocados pelos seus submarinos.  Ao todo a Alemanha atingiu quatro navios brasileiros durante o confronto mundial – e incorporou à frota mercante 70 navios alemães que foram retidos nos portos brasileiros.

REFLITA
“A vida é maravilhosa se você não tem medo dela.”

1 Comentário

  1. Sebastião Naves disse:

    Bom dia Márcio Marques,

    Gostaria de registrar a minha satisfação em ler a sua coluna, pois acredito que o elogio seja uma motivação na execução das tarefas.
    As notícias aqui retratadas nos trazem à realidade diária e nos atualizam quanto aos acontecimentos no âmbito social.

    Em relação ao NÃO MUDA, acredito que o poder judiciário possa rever sua posição em relação a mudança do nome do Fórum, pois o caso dos Irmãos Naves foi um acontecimento policial e jurídico ocorrido na época do Estado Novo e é conhecido como um dos maiores casos judiciais da história do Brasil.

    Um grande abraço,
    Sebastião Naves

Deixe seu comentário: