Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Em mutirão de limpeza contra a dengue, quase 4 toneladas de lixo são retirados de residências

ter, 28 de abril de 2015 06:00

Da Redação

Realizado pela secretaria de Saúde em parceria com a de Serviços Urbanos no último sábado, 25, o mutirão de limpeza percorreu o Residencial Monte Moriá e os bairros Brasília, Madri e Maria Eugênia. Entre agentes de combate a endemias e funcionários da prefeitura, 130 pessoas participaram da ação.

Mutirão de limpeza contra dengue visa eliminar possíveis criadouros em regiões da cidade que apresentam altos índices de infestação

Mutirão de limpeza contra dengue visa eliminar possíveis criadouros em regiões da cidade que apresentam altos índices de infestação

 

O resultado surpreendeu até mesmo quem está acostumado a encontrar criadouros em residências. Segundo o coordenador do Controle de Zoonoses, Welligton Colenghi, foram recolhidas 3,9 toneladas de lixo das residências. “Só no bairro Brasília enchemos quatro caminhões do tipo caçamba. É muita coisa,” contou.

Pneus, garrafas plásticas, tambores e lonas estão entre os principais materiais removidos pelo mutirão, que serviu também para reforçar as orientações junto aos moradores. “Nós mesmos entramos na residência e também nos deparamos com depósitos que podiam ser tampados, como caixa d’água, tambores; então fizemos esse trabalho. Como o agente tem conhecimento técnico, ele consegue avaliar os recipientes com potencial para servir de criadouro,” explica o coordenador.

Durante o Dengômetro, realizado no residencial Monte Moriá, 150 quilos de reciclável foram trocados por objetos escolares. A secretaria de Serviços Urbanos promoveu serviço de limpeza em alguns terrenos.

Para Colenghi, também foi surpreende a quantidade não só de criadouros em potencial. Muitos estavam inclusive com focos do mosquito. “O mutirão não é um serviço de rotina e nem obrigação do poder público. É uma ação complementar. Como estamos vivendo um surto de dengue no município, precisamos empreender essas iniciativas,” concluiu.

No próximo sábado, 2 de maio, é a vez dos bairros Amorim e Novo Horizonte receberem o mutirão de limpeza, das 7 às 11h e das 13 às 17h.

1 Comentário

  1. samir disse:

    Infelizmente todo ano e a mesma coisa depois da epidemia de dengue a prefeitura faz mutirão para limpar casas quintais que são os mesmos todo ano.
    Devíamos ter uma lei para forçar todos a manter seus quintais limpos, poderíamos contar com o apoio do pessoal da saúde que faz as visitas indicando nos seus relatórios as casas e quintais sujos,mesmo que a prefeitura limpasse cobraria nos impostos ,só assim os donos manteriam os seus quintais e casas limpas.

Deixe seu comentário: