Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Em meio à pandemia da Covid-19, aglomerações são registradas em Araguari neste fim de semana

ter, 11 de maio de 2021 08:09

Da Redação 

Vacinação contra a gripe Influenza em postos de Drive-Thru, no Lago Norte . Sérgio Lima/Poder360 24.02.2020

Diante do cenário pandêmico causado pela Covid-19, a vacinação é de fundamental importância para o controle da doença. Assim, a prefeitura de Araguari continua o processo de imunização, agora, por comorbidades.

Desde ontem, 10, os renais crônicos em diálise, pessoas com síndrome de down, gestantes e puérperas de risco já estão sendo vacinados na clínica de nefrologia, na APAE e no CEAAMI, respectivamente, das 13h às 16h. Os demais grupos elencados como prioridades pelo Governo Federal serão vacinados a partir de hoje, 11, no aeroporto da cidade.

Serão disponibilizadas, nesta terça-feira (e durante esta semana), 400 senhas por dia, e inicialmente serão vacinadas apenas as pessoas de 58 e 59 anos com as comorbidades comprovadas. Para tanto, é necessário entrar no site da prefeitura de Araguari (Araguari.mg.gov.br) e clicar em “vacinação”. É preciso preencher o formulário que será exibido e levá-lo ao médico (rede pública ou privada), para atestar o documento.

A vacinação começa às 8h e segue até às 17h, em sistema ‘drive thru’ (sem necessidade de descer do veículo). Sendo necessária a apresentação do certificado do cadastro feito no site, formulário preenchido e atestado pelo médico, comprovante de residência ou o termo de responsabilidade de comprovação de residência (também disponível no site) e uma receita médica que date dos últimos seis meses.

A secretaria municipal de Saúde informou que todos os documentos serão retidos pela equipe da prefeitura para ‘comprovação da vacinação’. Assim, é importante levar cópias dos documentos e preservar os originais.

Descrição das Comorbidades:

Insuficiência cardíaca; obesidade mórbida; pneumopatias graves; diabetes mellitus, gestantes com comorbidades; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; doença cerebrovascular; imunossuprimido; anemia falciforme; talassemia; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC**; cirrose hepática; cor-pulminale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes cronorarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas e cardiopatia congênita no adulto.

 

Passo a passo para o cadastro eletrônico no site da prefeitura:

1 – Entrar no endereço da prefeitura e clicar em “vacinação” (araguari.mg.gov.br).

2 – Preencher o cadastro conforme for pedido.

3 – Imprimir o formulário que comprova a comorbidade.

4 – Colher assinatura de médico da rede pública ou particular no formulário impresso.

5 – Imprimir declaração de residência do imóvel (se houver comprovante no nome da pessoa).

6 – Apresentar os documentos no dia da vacinação com uma receita dos medicamentos que faz uso (dos últimos seis meses).

 

AGLOMERAÇÕES

Aglomerações em Araguari neste fim de semana

Neste fim de semana, foram registradas imagens de aglomerações pela cidade, em especial na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, em local próximo ao Ginásio Poliesportivo e nos quiosques, em meio à pandemia causada pela Covid-19 e quase 350 óbitos pela doença no município.

As imagens foram publicadas nas redes sociais. Pessoas que utilizam as plataformas também interagiram e se mostraram inconformados com as aglomerações. “Por isso que essa doença não acaba. Enquanto a população não se conscientizar vamos viver essa triste realidade”, comentou uma usuária do Instagram.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 12.180 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.916 pacientes em monitoramento, sendo 1.384 confirmados e 1.532 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 34 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo quatro no Santo Antônio, nove na UPA, 16 no Hospital de Campanha e quatro no São Sebastião. Ainda, foram computados 348 óbitos confirmados para a doença, sendo um nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 10.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: