Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Em ano jubilar, festas em louvor a Nossa Senhora da Abadia são canceladas

sex, 29 de maio de 2020 02:11

Da Redação

No ano em que a maior festa católica da região do Triângulo Mineiro comemora 150 anos, a celebração a Nossa Senhora da Abadia em Romaria e Uberaba é cancelada. A decisão aconteceu diante da vivência do atual cenário de pandemia da Covid-19, responsável por atingir 8.686 mineiros desde o início da disseminação do vírus pelo Brasil.

A informação do cancelamento foi divulgada no último dia 18 de maio, pela Arquidiocese de Uberaba. Na oportunidade, o padre Márcio Ruback pediu a compreensão dos romeiros, declarando que a decisão foi tomada unicamente com o objetivo de proteger a vida de todos que por ali passam anualmente. Acreditando na melhora da situação nos próximos meses, o padre ainda declarou que uma grande festa poderá acontecer no próximo ano, para comemorar esse importante marco.

Romaria recebe fiéis de várias cidades da região.

Romaria recebe fiéis de várias cidades da região

A cidade conta apenas com aproximadamente cinco mil habitantes. Contudo, recebe em média cerca de 40 mil visitantes por dia, durante o período de celebrações. Também é válido ressaltar os 200 mil fiéis que já passaram pelo município, apenas no feriado de 15 de agosto, em anos anteriores. Nesta época, Romaria recebe pessoas de várias localidades de Minas Gerais, e até mesmo, de outros estados vizinhos.

Em um breve contato com a reportagem da Gazeta do Triângulo, a coordenação do Santuário de Romaria contou que as atividades administrativas retornaram mediante as restrições que visam evitar a proliferação do novo coronavírus. Além disso, a igreja também está aberta para visitações individuais, desde que o fiel também cumpra com as obrigações de higiene básicas recomendadas.

Por outro lado, em Araguari, as atividades religiosas foram liberadas ao público. Entretanto, essa reabertura só é permitida mediante a apresentação do plano de contingência, que deve ser previamente analisado e aprovado pela Secretaria de Saúde. Ainda assim, estes locais só podem funcionar comportando 30% da capacidade de uso, cumprindo as recomendações de higiene pessoal e do ambiente, além do uso de máscaras.

2 Comentários

  1. darciano disse:

    devia esperar mais para cancelar,o padre anda assistindo muito a globo,deve estar em panico

  2. darciano disse:

    mas eu vou do mesmo jeito,,minha fe e maior que padres assustados,por isso ela tem que ser relativizada

Deixe seu comentário: