Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Eleições Municipais: TSE esclarece sobre boatos eleitorais

sex, 20 de setembro de 2024 11:34

Da Redação

 

As eleições municipais no Brasil estão marcadas para o dia 6 de outubro de 2024, quando os cidadãos irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em seus municípios. Esse evento é fundamental para a democracia, pois permite que a população exerça sua cidadania e participe ativamente da vida política.

Através do voto, os eleitores têm a oportunidade de influenciar as decisões que afetam diretamente suas comunidades, desde a administração pública até políticas de saúde e educação. Além disso, as eleições municipais são essenciais para a renovação dos representantes, trazendo novas ideias e perspectivas para a gestão local.

O voto é exercício da cidadania e, no dia da eleição em 2024, nada mais será apurado
Divulgação

 

Ao exercer seu direito de voto, cada cidadão contribui para a construção de uma sociedade mais justa e participativa, onde as demandas da população são ouvidas e atendidas. Portanto, é crucial que todos se informem sobre os candidatos e propostas, fazendo escolhas conscientes e responsáveis.

Com menos de um mês para as eleições, é comum que surjam boatos e informações equivocadas sobre o pleito. Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem a público esclarecer que: o ato de votar é a oportunidade que cada eleitora e eleitor tem de escolher seu representante. É essa a essência do voto. Trata-se de um exercício da cidadania e, no dia das eleições de 2024, o único aspecto considerado será a escolha do representante no poder municipal, sem qualquer outra apuração ou utilização para cidadãos de todas as idades.

Além disso, a eleição é organizada e executada pela Justiça Eleitoral e é mentira que exista um acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou com qualquer outro órgão para estender a presença da eleitora e do eleitor nas urnas para qualquer efeito que não seja o exercício do direito fundamental de votar. Isto é, não é verdade que o voto valerá como prova de vida. A mesma informação falsa circulou na internet antes das

eleições de 2022. A imagem enganosa relacionada à Justiça Eleitoral é considerada um ilícito, conforme esclarecido na página Fato ou Boato, em outubro de 2022.

Ressalta-se que, Araguari possui 91.533 eleitores aptos a votar nas próximas eleições, desse total 52% são mulheres, 13 eleitores votarão usando o nome social. Além disso, aproximadamente 24.147 eleitores estão na faixa entre 60 e 100 anos de idade.

Por fim, a comunicação da Justiça Eleitoral ocorre exclusivamente por meio dos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, bem como dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais, incluindo seus sites oficiais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: