Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Educação: ano letivo com aulas presenciais obrigatórias se inicia em fevereiro na rede municipal

qui, 20 de janeiro de 2022 09:08

Da Redação

O ano de 2021 desafiou a capacidade de adaptação dos setores educacionais públicos em razão da pandemia causada pela disseminação da Covid-19. As mídias digitais possibilitaram que as aulas pudessem ser ministradas pelos professores e assistidas pelos alunos, cada qual dentro de sua casa, a fim de evitar o contágio da doença que se alastrava.

Pega de surpresa, a área da educação precisou rapidamente pensar em formas de proteger os profissionais e os estudantes sem prejudicar o desenvolvimento pedagógico de crianças e adolescentes, o que se mostrou como um árduo desafio para o setor.

Com início do ano letivo na rede municipal de educação, aulas devem ser 100% presenciais.

 

Ainda em 2021, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e o recuo da pandemia de coronavírus, surgiu então a possibilidade da retomada gradual das aulas presenciais nas instituições de ensino, o que, em diversas localidades, veio a acontecer, inclusive, de forma obrigatória nos últimos meses do ano.

Em Araguari, no fim do ano passado, as escolas municipais chegaram a operar com 100% da capacidade de alunos em modalidade presencial (com exceção dos que apresentavam atestados médicos comprovando fatores de risco, comorbidades e recomendações para seguir com o ensino remoto), após um período de adaptação gradativa, contando com a observação de rígidos protocolos de segurança sanitária e acompanhamento dos órgãos de saúde.

Agora, em 2022, aproxima-se o início do ano letivo da rede municipal de ensino, que, conforme o calendário escolar municipal, deve ocorrer no dia 14 de fevereiro – uma segunda-feira. A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas serão retomadas em modalidade presencial obrigatória.

Em contato com o secretário municipal de Educação, Gilmar Chaves, nesta quarta-feira, 19, a reportagem questionou a respeito das orientações aos pais e alunos no que diz respeito aos cuidados em meio à pandemia de Covid-19. “A recomendação geral é de que sigam os mesmos protocolos do fim de 2021. Os estudantes devem utilizar a máscara facial. As unidades de ensino continuam também com as medidas de segurança, dentro das normas estabelecidas pelo programa estadual Minas Consciente. Estamos, tanto nas escolas quanto nas creches, preparados para receber nossos alunos”, pontuou Gilmar. “Estamos dando ênfase também nas ações efetivas da infraestrutura para alunos e corpo docente. Vamos intensificar o uso da tecnologia nas escolas e capacitar nossos profissionais. Todas as nossas salas de aula serão contempladas, por exemplo, com uma TV de 55 polegadas, o que deve ser um veículo tecnológico a mais para interação durante as aulas. Queremos oferecer ferramentas tecnológicas para nossos profissionais, e pretendemos, neste ano, oferecer um notebook para cada profissional, para que possam ser auxiliados em seu trabalho”, acrescentou.

A secretaria ainda destacou que além de fornecer essas ferramentas aos profissionais da educação, é uma responsabilidade, e também uma demanda existente, a capacitação de todos os servidores para o manuseio dessa tecnologia. “Estaremos promovendo, durante todo o ano de 2022, cursos de capacitação para nosso efetivo. Inclusive, isso é uma proposta que o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) elenca desde o início da gestão, então, estamos também alinhados com o governo nesse sentido”, destacou o chefe da Educação.

Os pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal devem se atentar ao início do calendário escolar em Araguari, além de seguir com os cuidados relativos à pandemia de Covid-19.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: