Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Edital de licitação do transporte coletivo deve ficar pronto na próxima semana

sáb, 16 de setembro de 2017 05:44

por Tatiana Oliveira

Contrato em caráter emergencial com a CAF Transporte acaba neste mês e não será renovado, diz secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana

Desde março o transporte coletivo em Araguari circula em caráter emergencial; a empresa CAF Transporte atende a cidade com uma frota de 12 veículos. Desde a data, a prefeitura estuda a possibilidade de abrir um edital de licitação para os próximos 10 anos. “Na semana que vem esse edital deve estar pronto. Com a empresa licitada, poderemos cobrar mais dela, exigir investimentos. Em caráter emergencial não há muita possibilidade de cobrança”, afirma o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes.

Contrato com CAF Transportes encerra neste mês

Contrato com CAF Transportes encerra neste mês

 

Ao mesmo tempo, o secretário conta que também corre a possibilidade de funcionamento em caráter emergencial. “Como ainda vai demorar o processo licitatório e não será renovado o contrato com a CAF, vamos abrir a seleção para que uma empresa gerencie o transporte coletivo pelos próximos 180 dias”, disse. Conforme o secretário, isso deve sair em aproximadamente duas semanas.

A última empresa responsável pelo transporte coletivo, a Directa LTDA, também funcionou em caráter emergencial durante quatro anos. O contrato foi encerrado no início do ano e provocou uma paralização de 20 dias. Desde então, a CAF Transportes é a responsável pela logística do transporte.

Como o edital ainda não foi concluído, o secretário disse que o valor da licitação não está fechado. “Acredito que será em torno de R$ 36 milhões, mas não há como dizer”, afirma. “Agora vamos convidar as empresas interessadas. Estamos no processo inicial da licitação”, acrescenta.

Conforme o secretário de Transportes, Luiz Antônio Alves o transporte atende também os bairros mais afastados da região central. “Estamos fazendo um estudo para que os ônibus passem pelo centro da cidade, isso deve ser concluído em breve”, disse.

Transporte gratuito para idosos

Desde que assumiu a responsabilidade pelo transporte coletivo em Araguari, a CAF Transportes cadastrou e distribuiu carteirinhas a idosos em Araguari, pessoas acima de 60 anos, atendendo à Lei Municipal 4243, de 19 de abril de 2006, em seu artigo segundo. O objetivo é facilitar a utilização do transporte de forma gratuita, através de leitura biométrica.

A carteirinha do idoso tem a validade de um ano, e deve ser renovada na data do aniversário do usuário, a partir de 2018. O projeto faz parte da bilhetagem eletrônica, também implantada pela empresa visando o autoatendimento do usuário no transporte coletivo, o que motiva rapidez, agilidade, favorecendo a pontualidade e evitando-se a formação de longas filas, uma das frequentes reclamações.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: