Duas mortes por afogamento são registradas neste final de semana
ter, 13 de março de 2018 05:16Da Redação
Na manhã de domingo, dia 11, duas pessoas morreram afogadas na represa do Capim Branco, próximo à estrada do Pau Furado, em Uberlândia; um homem de 38 anos e uma mulher de 24.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar, o casal foi se banhar no local e, em determinado momento, a jovem começou a se afogar;instintivamente, o companheiro tentou socorrer, não conseguindo e sendo também submerso. Testemunhas ainda afirmam que o casal estava brincando quando submergiu.

Bombeiros ressaltam medidas de segurança para evitar acidentes
Duas equipes dos bombeiros fizeram buscas no local. As vítimas foram resgatadas a cerca de 15 metros da margem e os militares fizeram os primeiros socorros, posteriormente encaminhando para o Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
As vítimas não resistiram à parada cardiorrespiratória; no HC foram constatados os óbitos. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), cerca de 17 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo 75% em rios e represas. Em Araguari, foram aproximadamente três afogamentos com óbito, tanto em 2017 quanto em 2016. Neste ano, um médico morreu após fadigar em uma travessia pela represa do Miranda.
Cuidados em represas
O Corpo de Bombeiros recomenda cuidados para evitar afogamento e a reportagem da Gazeta do Triângulo sempre ressalta estas advertências necessárias para a segurança dos visitantes em represas, rios e balneários. Um dos principais é, caso a pessoa não saiba nadar, entrar na água somente até um limite seguro, que é a altura do umbigo; além disso, não entrar em embarcações sem o colete salva-vidas.
Mesmo assim, os afogamentos não acontecem somente com pessoas que não sabem nadar. Grande parte dos afogamentos registrados acontece devido à embriaguez. Além disso, não é recomendado nadar após a ingestão de grande quantidade de alimentos.
Outras dicas importantes para evitar acidentes são: informar-se quanto à profundidade do local e correntezas; respeitar a sinalização; evitar atravessar de uma margem à outra; evitar brincadeiras como simulação de afogamentos; não deixar crianças entrarem sozinhas na água; e evitar profundidades que ultrapassem a cintura.
Uma recomendação importante é, no caso de presenciar um afogamento, tentar ajudar lançando objetos flutuantes (pedaços de isopor, bolas, garrafas plásticas) ou cordas e galhos que possam auxiliar na retirada da pessoa que estiver se afogando. Pessoas que não sabem nadar não devem tentar socorrer, pois, na tentativa de se salvar, a vítima pode afogar o socorrista. Em todo caso, acione o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Parabéns!!!!!!!!!!!!!!@