Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Doação de terreno para receber escola Padre Eduardo Jordi é oficializada

ter, 10 de junho de 2014 00:33
 A unidade oferece os ensinos Médio e Fundamental e atualmente funciona dentro do Presídio de Araguari. Foto: Arquivo

A unidade oferece os ensinos Médio e Fundamental e atualmente funciona dentro do Presídio de Araguari. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – O prefeito Raul Belém (PP) autorizou a doação de um terreno do município ao estado de Minas Gerais, para o funcionamento da Escola Estadual Padre Eduardo Jordi. A unidade oferece os ensinos Médio e Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atualmente funciona dentro do Presídio de Araguari.

“O lote está situado no residencial Parque dos Verdes e possui uma área de aproximadamente quatro mil metros quadrados, estimado em duzentos mil reais, conforme o laudo de avaliação,” informou a secretária de Administração, Mirian de Lima.

Atualmente, homens e mulheres recebem aulas em um setor improvisado nas dependências da unidade prisional, sob direção de João Silva. Para ele, a iniciativa objetiva mais do que a instalação de uma estrutura física; o local será adequado para desenvolver ainda mais os trabalhos de alfabetização e projetos de aprendizado, além de oferecer melhores condições aos profissionais.

A lei nº. 5.404 de 4 de junho de 2014, que autoriza a doação, entrou em vigor na data de sua publicação, dia 6, assim, as obras de construção da Escola devem ser iniciadas no prazo máximo de dois anos, caso contrário, o terreno deverá ser devolvido ao município para uso público. O diretor geral do presídio, Vicente de Paulo Assis ressaltou ainda a importância da parceria entre o Estado e a sociedade para a ampliação das vagas na unidade escolar.

A disponibilidade do ensino nas unidades prisionais se integra a uma das políticas de ressocialização do sistema em Minas. A unidade a ser construída contará com amplas salas de aula, cantina e biblioteca destinada aos detentos.

A construção da unidade será em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) que fica responsável pela estrutura física, merenda e material escolar, e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), encarregada da direção do estabelecimento de ensino, por meio de profissionais administrativos, metodologia e material didático. Conforme apurou a reportagem, existe a proposta de que os presidiários participem das obras na construção da escola, diminuindo as penas estipuladas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: