Doação de sangue: Fundação Hemominas informa que somente o tipo AB+ está em nível estável
qua, 23 de abril de 2025 08:34Da Redação

Foto 2: O candidato à doação passa por uma avaliação clínica e só doa sangue se estiver em boas condições de saúde
Divulgação
A doação de sangue é um ato solidário essencial para salvar vidas. O sangue doado é utilizado em cirurgias, tratamentos de doenças como câncer e anemias graves, além de atender vítimas de acidentes e complicações no parto. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas.
É bom mencionar que, não existe substituto para o sangue, o que torna sua disponibilidade fundamental.
Ontem, 23, a Fundação Hemominas atualizou a situação dos estoques de sangue. Os tipos O+, O-, A+, A-, B- e AB- estão em estado de alerta, sendo necessário agendar as doações ainda nesta semana. O tipo B+ está com níveis
adequados, e as doações podem ser agendadas para a próxima semana. Apenas o sangue AB+ encontra-se em nível estável, permitindo o agendamento das doações dentro de até 10 dias.
A Fundação Hemominas adota alguns requisitos básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue, esses critérios são determinados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, o Hemominas observa outros requisitos, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.
Entre os critérios para doação de sangue, estão: estar alimentado e, se for após o almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso, aguardar pelo menos 3 horas. Ter dormido ao menos 4 horas nas últimas 24 horas. Pessoas com idades entre 60 e 69 anos só poderão doar se já tiverem feito a doação antes dos 60 anos. Podem doar sangue indivíduos entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 kg. Também é necessário apresentar um documento oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal, que deverá apresentar um documento de identidade e assinar a autorização no local da doação. Se desacompanhado, o jovem deverá apresentar documentos do responsável legal (autorização preenchida e assinada – modelo disponível no site: www.hemominas.mg.gov.br – e a fotocópia do mesmo documento de identidade constante na autorização.
É bom mencionar que, o candidato à doação passa por uma avaliação clínica e só doa sangue se estiver em boas condições de saúde. O material utilizado é descartável e o doador não corre risco de contrair doenças ao doar sangue. O volume colhido não faz falta ao doador e o organismo se encarrega rapidamente de sua reposição.
Em Araguari, o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) está localizado na rua José Carrijo, 155, Centro. As coletas acontecem todas as quintas-feiras, das 7h15 às 11h30 e devem ser agendadas através do telefone/WhatsApp (34)3690 3174.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Recorde na produção mineira de azeite sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Grupiara e SENAR promovem curso de capacitação em tecnologia de drones para o setor agrícola sex, 30 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico intensifica ações de limpeza e combate ao descarte irregular sex, 30 de janeiro de 2026
- Aeroporto Municipal de Araguari entra em nova fase de modernização sex, 30 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Rodoviária Estadual orienta motoristas sobre riscos nas rodovias em dias chuvosos sex, 30 de janeiro de 2026
- Vice-prefeito de Araguari e presidente da Federação Mineira de Vôlei cumpre agenda na CODEMG durante visita a Belo Horizonte sex, 30 de janeiro de 2026
- Respostas rápidas e eficazes da 2ª Companhia de Bombeiros reforçam segurança em Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
- RADAR – 30 DE JANEIRO sex, 30 de janeiro de 2026
- Polícia Militar prende suspeito de furto de veículo na zona rural de Araguari sex, 30 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
