Discrepância salarial entre os cargos de terapeuta ocupacional e psicólogo motiva reivindicação na Câmara Municipal
qui, 28 de setembro de 2017 05:39por Mel Soares
Nessa terça-feira, 26, profissionais do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) reivindicaram benefício salarial durante a sessão da Câmara Municipal. A terapeuta ocupacional, Andréia Avelar, utilizou a tribuna para representar a classe de trabalhadores destacando a principal função exercida e a falta de vontade política para que a produtividade seja disponibilizada pela prefeitura.
“Sou servidora da prefeitura há 15 anos e desde quando eu entrei muitas pessoas me questionam se o meu cargo é de psicóloga. E não, me formei na UFMG de Belo Horizonte sendo que a minha graduação foi de cinco anos. Estudamos anatomia, fisiologia e outras matérias que nos capacitaram para atender tanto a parte física quanto mental do paciente”, explicou.
A principal insatisfação manifestada por Andréia diz respeito ao baixo salário. Segundo afirmou, psicólogos exercem a mesma função, no entanto ganham produtividade de aproximadamente R$ 1.500.
“O trabalho é tão bom que vem pessoas dos municípios de Prata, Cascalho Rico, Uberlândia aprender com a gente. Fazemos acolhimento de pacientes que estão pensando em suicídio. Ganhamos puxão de cabelo, murro de gente psicótica; é uma profissão de risco que devia ser valorizada”, expôs.
Conforme relatos, a profissional acompanha os trâmites do projeto que seria aprovado pela gestão passada. “Somos três terapeutas no município inteiro e o Executivo está prorrogando. Virou uma novela. O projeto está parado. Não estamos pedindo esmolas, mas sim o que merecemos”.

Andréia Avelar utilizou a tribuna da Câmara em forma de protesto contra a desigualdade salarial
O vereador Dhiosney Andrade (PTC) afirmou que outras classes conquistaram o benefício da produtividade e se comprometeu a trabalhar junto ao governo municipal para que o projeto seja encaminhado à Câmara Municipal.
Outros vereadores como Carlos Machado (PSL), Warley Ferreira de Morais – Maravilha (PMB), Luiz Antonio de Oliveira – Construtor (PSDB), Sebastião Joaquim Vieira – Tiãozinho do Sindicato (PRP), Giulliano Sousa Rodrigues (PPS) e Paulo do Vale (PV) afirmaram que a reivindicação é justa.
“Não tenho vergonha de dizer que sou usuário de psicoterapia. Na minha visão um dos piores problemas que existe no planeta são distúrbios psicológicos. Independentemente de ser da base todos estarão empenhados em atender a classe”, respondeu o presidente da Câmara, Luiz Construtor.
Por outro lado, o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) destacou as questões financeiras as quais precisam ser avaliadas minuciosamente. “Há uma série de demandas que necessitam de estudo para não comprometer a folha de pagamento, mas garanto que estamos dispostos a esgotar todas as possibilidades para atender a classe”, argumentou.
Dhiosney Andrade ressaltou que o atual governo tem organizado as finanças a fim de evitar discrepâncias salariais. “Alguns chegaram a ganhar 6 mil reais no ano passado e agora estão recebendo o salário certo, menos de 3 mil reais”.
O salário base do terapeuta ocupacional é de R$ 1.300. Assim como os psicólogos e assistentes sociais o terapeuta ocupacional, atende pacientes que possuem transtornos mentais como esquizofrenia, bipolaridade e depressão. “Trata-se de um trabalho de equipe que tem contribuído para que os pacientes se sintam acolhidos e tenham qualidade de vida. Lembrando que somos muito valorizadas por eles, nossos principais motivadores”, concluiu Andréia Avelar.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Andréia, bem vinda à Araguari!