Direito e Justiça – Curtas e grossas
qui, 11 de dezembro de 2014 00:00
1. O Titular e o Vice estão às turras. Nem bombeiro adianta mais.
2. Também! Vice, ex e herdeiros só atrapalham.
3. Afinal de contas, quem é que manda…, ou desmanda?
4. Com honrosas exceções: José Alencar e o nosso Doutor Veloso.
5. Sem Deputados? De novo? Até quando? Por quantas eleições ainda?
6. Melhor assim! Talvez alguns deles nos envergonhassem…
7. Casarão histórico? Por que? Quais os critérios? Atraso, isto sim!
8. Desde que não seja O MEU, pode TOMBAR… Eu TOMBARIA.
9. Prejuízo no Legislativo? Déficit? Como? Onde? Conta outra… !!!
10. Uma pena que o pedágio vai ser muito barato …!!!
.
DEUS = Por Albert Einstein
Ulm (*Alemanha, 14.03.1879) – Princeton (+ EUA, 18.04.1955). Físico alemão radicado nos Estados Unidos desenvolveu a Teoria Geral da Relatividade e ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1921.
1. Deus é a lei e o legislador do Universo.
2. Sem Deus, o Universo não é explicável satisfatoriamente.
3. O azar não existe. Deus não joga dados.
4. Coincidência é a maneira que Deus encontrou para permanecer no anonimato.
5. Quanto mais me aprofundo na Ciência, mais me aproximo de Deus.
6. Quando abro a porta de uma nova descoberta, encontro Deus lá dentro.
7. A luz é a sombra de Deus.
8. Eu quero saber como Deus criou este mundo. Não estou interessado neste ou naquele fenômeno. Eu quero conhecer os pensamentos DELE, o resto são detalhes.
9. Cada descoberta nova da Ciência é uma porta nova pela qual encontro mais uma vez Deus, o autor dela.
.
Expressões latinas ainda em uso
*Pro soluto – Quitado. – 1
*Pro solvendo – Devendo (em débito).
*Pro tempore – Temporário, interino.
*Pro veritate habetur – Admitido como verdadeiro, legítimo.- 2
*Qui plus petit, a ratione cadit – Quem pleiteia além do seu direito, tira a força de suas razões. – 3
*Qui tacet, consentire, videtur – Quem silencia é como se consentisse. – 4
.
OBSERVAÇÕES:
1.- O cheque, por si só, não constitui pagamento. É “título” (uma ordem de pagamento à vista) e não pro soluto.
2. – Só é proprietário aquele em cujo nome se acha transcrito o imóvel, o que constar dos livros cadastrais pro veritate habetur.
3. – Observadas as regras próprias do Direito Adjetivo (processual), todos nós temos o direito de acionar, litigar, demandar, pleiteando tudo o que entendermos nos pertencer, fazendo-o perante o Estado-Juiz (Poder Judiciário).Todavia, são previstos e puníveis os eventuais ABUSOS AO DIREITO DE PEDIR, seja por má-fé, seja por temeridade (v. g. no CPC).
4. – O brocardo de Direito Canônico “quem cala consente” – qui tacet, consentire, videtur – tem merecido repulsa da doutrina e das legislações estrangeiras mais abalizadas. Entre nós, tudo vai depender do caso concreto e das suas respectivas circunstâncias.
Ninguém deve pagamento ou satisfação por cartões de crédito revistas e jornais, por exemplo, não solicitados, mas remetidos de forma importuna e impertinente ao seu domicílio.
Todavia, o empresário comerciante deve pagamento e satisfação por mercadorias compradas antecipada e habitualmente, em certas épocas, sob amostragem ou não, em qualidade e quantidade combinadas.
.
Palavras de um sábio
Tendo Chevreuil, célebre químico, pronunciado durante uma aula o nome de Deus, foi interrompido, no momento, por um de seus discípulos.
– Mestre — perguntou o jovem, petulante e audacioso — acreditas em Deus? Já o viste?
O sábio respondeu.
– Sim, meu caro amigo, já O vi, não em si mesmo, que Ele é puro espírito, mas em Suas obras. Sua onipotência na grandeza e no rápido movimento dos astros; Sua inteligência e Sua infinita sabedoria na ordem do Universo; via a Sua bondade infinita nos admiráveis benefícios que Ele me dispensou.
– E tu, meu jovem? Não conseguiste ver nada disso? Não vês o pintor divino no estupendo quadro da criação? Não vês o mecânico celeste nesta bela máquina do mundo? Não vês o artífice em sua obra?
– Moço, lamento a tua ignorância; dela unicamente resulta a cegueira em que vives.
FONTE: Lendas do Céu e da Terra.
Malba Tahan.
.
Rogério Fernal:
Juiz de Direito aposentado. Ex-Professor Universítário de Direito, Advogado militante, Mestre Maçom, conferencista e articulista.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Prefeitura de Abadia dos Dourados e Feirantes unem forças para modernizar e alavancar a Feira Livre Municipal ter, 3 de março de 2026
- Maria da Penha Itinerante capacita advogados para atuação em casos de violência doméstica ter, 3 de março de 2026
- FCA confirmou favoritismo e Carlos Victor fez a diferença para a OAB ter, 3 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 3 DE MARÇO ter, 3 de março de 2026
- RADAR – 3 DE MARÇO ter, 3 de março de 2026
- A 2ª rodada acontece na noite de hoje e marca um duelo importante entre o Ela/Nasa e o Atlético ter, 3 de março de 2026
- Prefeitura de Cascalho Rico celebra a história da Banda Alício Miranda na 15ª Noite Mineira ter, 3 de março de 2026
- A competição foi aberta ontem e tem jogos importantes na noite de hoje ter, 3 de março de 2026
- Nota Fiscal Mineira realiza cinco sorteios e distribui quase R$ 500 mil em março ter, 3 de março de 2026
- Recapeamento asfáltico começa pela Rua Sebastião Naves e prevê 20 quilômetros de melhorias ter, 3 de março de 2026
> > Veja mais notícias...