Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Diplomata araguarino faz parte da equipe do Itamaraty na Ucrânia

qui, 3 de março de 2022 08:36

Da Redação

 

Na última quinta-feira, 24, tropas da Rússia atacaram a Ucrânia por terra, ar e mar, tomando Chernobyl, dando início aos conflitos entre os países.

Percebendo a difícil situação de vários brasileiros que vivem na Ucrânia, o Itamaraty enviou um grupo com 8 diplomatas. A finalidade é facilitar a saída dos brasileiros das áreas de tensão. Dentre os diplomatas está o araguarino Alexandre Souto.

Alexandre Souto faz parte da equipe brasileira do Ministério das Relações Exteriores na Ucrânia

 

Alexandre é doutorando em Relações Internacionais na Escola de Diplomacia de Genebra. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, em 2006 e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Relações Exteriores da China, em 2008, com o diploma de mestrado revalidado pela Universidade de Brasília, em 2011. Professor e Pesquisador de Relações Internacionais no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Diplomata brasileiro, em 2011. Especialista em China e OMC.

A equipe do Itamaraty chegou em Varsóvia, Polônia, na última segunda-feira, 28. Nesse momento várias estratégias foram criadas para a evacuação dos brasileiros que se encontram nas zonas de conflitos.

O plano esboçado pelo Ministério das Relações Exteriores consiste em transportar os brasileiros até um dos quatro países europeus (Polônia, Romênia, Hungria ou República Tcheca) por terra e, de lá, iniciar a transferência aérea para o Brasil.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França em conversa telefônica com a ministra canadense Mélanie Joly, falaram sobre o conflito na Ucrânia e concordaram na avaliação de que são necessárias a imediata interrupção das hostilidades e a retomada de negociações úteis a uma solução diplomática para o assunto.

Ontem, 1º, a Embaixada brasileira na Romênia auxiliou 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia, através da fronteira com a Romênia.

De acordo com o Itamaraty, o Brasil defende soluções equilibradas, que considerem as preocupações de todas as partes envolvidas e conduzam à paz na região.

“No link do Itamaraty tem as informações sobre o plantão para o resgate. Estamos divulgando o tempo inteiro como está sendo, o resgaste dos brasileiros na Ucrânia, rumo às fronteiras para poder ir para o Brasil” disse o diplomata, Alexandre Souto.

1 Comentário

  1. Senhor das estrelas disse:

    Por trás dessa elegância e cortesia, encontra-se uma pessoa desumana e com um ego inflado. Ele e a chefe tratam os que estão abaixo deles como escravos. Os funcionários precisam deixar de almoçar no horário cumprido pela lei para atender a “alta nobreza” que vive na bolha da fantasia.
    Pessoas como ele precisam ficar com pé atrás.

Deixe seu comentário: