Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Diplomação – Justiça Eleitoral autoriza posse do prefeito, vice e dos vereadores eleitos pelo povo

ter, 20 de dezembro de 2016 05:30

 por Mel Soares

Desde o dia 2 de outubro, candidatos eleitos pelo povo aos cargos de vereador e prefeito aguardavam pelo recebimento do diploma, que garante a eles o exercício da carreira política pelos próximos quatro anos.

O evento de entrega dos diplomas para o prefeito, vice e vereadores, incluindo os primeiros suplentes, de Araguari e Indianópolis foi promovido na manhã desta segunda-feira, 19, no Fórum “Dr. Oswaldo Pieruccetti”. A cerimônia, conduzida pela juíza eleitoral, Karla Larissa Augusto de Oliveira, e pelo chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, contou com a presença da promotora de Justiça, Lilian Tobias; do presidente da 47ª subseção da OAB – Araguari, Dalto Umberto Rodrigues e do comandante do 53° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo.

Prefeito eleito, Marcos Coelho (PMDB)

Prefeito eleito, Marcos Coelho (PMDB)

 

Em discurso, a juíza eleitoral, Karla Larissa, agradeceu a presença dos convidados, enalteceu o trabalho realizado pelo Ministério Público e enfatizou sobre a importância dos políticos honrarem as promessas feitas durante a campanha. “Aqueles que escolhem a vida pública abraçam sérios compromissos com a sociedade que os elege, na medida em que o povo brasileiro a cada eleição anseia por dias melhores, mais dignos, nutrindo a esperança de ver concretizados os direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, mas que ainda carecem da iniciativa política”.

O candidato eleito ao cargo de prefeito, Marcos Coelho (PMDB) fez o pronunciamento em nome de todos os eleitos de Araguari. “O nosso objetivo é prezar pela transparência durante todo o mandato que deve ser marcado pela força de vontade. Sabemos que haverá dificuldades pelo caminho, mas juntos, prefeitura, Câmara Municipal e comunidade, iremos vencê-los”, argumentou.

Prefeito eleito, Marcos Coelho, ao lado do Vanderlei Inácio ‘Mãe Preta’ (PRTB)

Prefeito eleito, Marcos Coelho, ao lado do Vanderlei Inácio ‘Mãe Preta’ (PRTB)

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Giulliano Sousa Rodrigues ‘Tibá‘ (PTC), o momento é muito especial, pois garante legalmente que todos os vereadores eleitos participarão da posse, que acontece no dia 1° de Janeiro.

“Teremos seis vereadores novos na Câmara e os outros onze que darão continuidade ao trabalho. Que possamos oferecer o melhor para a comunidade. A situação econômica do país não está fácil, mas unindo forças entre vereadores e o prefeito eleito faremos a diferença”, completou.

Warley Ferreira de Morais – Warley Maravilha (PMB) faz parte dos novatos da Casa Legislativa. Aos 30 anos de idade, ele se considera realizado com a votação expressiva que teve.

“As pessoas nos enxergam como reflexo de uma liderança que pode trazer esperança, melhorias para a nossa cidade. Eu quero cumprir o meu papel como fiscalizador. Mesmo sendo base do prefeito eleito quero cumprir, de fato, o meu papel de fiscalizador e atender a expectativa das pessoas. Estou muito feliz, primeira vez sendo eleito no quinto lugar como o mais votado. Tenho certeza que muitas coisas boas estão por vir. O ano de 2017 será uma maravilha”, destacou.

Parte dos vereadores reunida

Parte dos vereadores reunida

 

Vanderlei Inácio ‘Mãe Preta’ (PRTB), retorna ao posto de vereador. “Eu fiquei 25 anos de férias. Dei minha contribuição e retorno para estar junto com o povo defendendo seus interesses, com a consciência limpa, pois não comprei nenhum voto e fui um dos mais bem votados”, disse.

Nesta última gestão, quem esteve à frente da Câmara representando as mulheres foi Eunice Mendes (PMDB). Desta vez, a Casa Legislativa será composta por duas vereadoras: Virgínia Alcântara e Ana Lucia Rodrigues Prado ambas do PTC.

“A mulher é mais tranquila, tem uma visão mais serena das situações. Iremos somar, caminhar com os demais vereadores. Hoje nós podemos falar que houve acréscimo de 100% das mulheres na Câmara. Trocaremos ideias; éramos companheiras de Câmara em outras épocas, em outras funções. Estamos muito alegres”, ressaltaram.

Nos últimos anos, a vereadora Virgínia teve a oportunidade de atuar no cargo em diversos momentos. “Nesta gestão assumi quatro vezes na suplência. Neste período estavam em votação questões importantes como IPTU, paralisação do transporte e CLI da Caçamba. Tivemos papel decisivo como fiscalizadores, e não como opositores do governo municipal. Mesmo porquê não é uma questão de oposição nem de situação, mas sim de população, pois quando nós assumimos este cargo dado pela população precisamos nos empenhar para o bem da comunidade”, finalizou.

Sala do júri ficou lotada

Sala do júri ficou lotada

 

Eleição atípica

Conforme informações do chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, a campanha eleitoral foi marcada pelo número inesperado de processos judiciais. “As coligações e candidatos estão acionando mais a justiça. Após a eleição tivemos mais três ações de investigação eleitoral, o que nunca aconteceu em Araguari. O comum é ingressar com ações antes do pleito”, destacou.

Suplente não diplomado

Waltemir Rodrigues Neves ‘O branquinho’ (PRB) não foi diplomado, pois suas contas foram julgadas não prestadas. “Ele pode recorrer e receber a diplomação se o Tribunal reformar a decisão da juíza, mas se confirmar ele não recebe o diploma, logo, não pode assumir o cargo”, explicou o chefe do Cartório, Fernando Guetti.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: