Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Diminuição das vazões de água dos poços prejudica o abastecimento de água em Araguari

sex, 30 de agosto de 2024 09:05

Da Redação

Cinco bairros enfrentam problemas com abastecimento

Nas últimas semanas, alguns bairros de Araguari vêm enfrentando um sério problema com a falta de água, complicando as residências e estabelecimentos comerciais nas atividades normais do dia a dia. O período extremamente seco e com a falta de chuvas, colabora na prestação do serviço de abastecimento da Superintendência de Água e Esgoto de Araguari – SAE.

 

Para auxiliar os moradores a SAE tem desenvolvido um trabalho com caminhões-pipas para o abastecimento e os inúmeros pedidos, são atendidos por meio de um cronograma, que é feito a partir do momento em que a pessoa liga para a autarquia e pede pelo reabastecimento. Os telefones disponíveis para pedir água são: 3242-3579 3246-7900.

 

Por mais que a falta de água esteja presente, muitas pessoas são presenciadas nos bairros e região central, lavando calçadas com água potável, o que auxilia o desperdício de água, que poderia estar ajudando outras pessoas que enfrentam a dificuldade.

 

Diante da situação, a SAE divulgou uma nota alertando a população sobre a diminuição da oferta de água nas redes, devido ao período de estiagem e seca. A água do município de Araguari é em sua totalidade captada do lençol freático, que nesta época do ano, devido à estiagem das chuvas, apresenta a diminuição das vazões dos poços e por isso alguns bairros como Goiás, Fátima, Independência, Jóquei Clube, Miranda e adjacências, apresentam problemas de abastecimento.

 

A SAE executa planejamento para amenizar essa problemática com investimentos na perfuração de novos poços, previstos ainda para o mês de agosto e setembro, aumento na disponibilidade de caminhões-pipas, observância integral na operação do sistema e, para resolução definitiva, iniciou-se também estudo para elaboração de projeto executivo da captação superficial.

 

É importante que todas as pessoas participem desse momento com consciência ao uso correto da água. Economizar é a principal recomendação, como por exemplo, evitar lavar todo dia quintais, bem como as calçadas. São pequenas ações que irão ajudar a todos a passarem por esse momento difícil de seca.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: