Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Dia Mundial do Câncer alerta população para sintomas na fase infanto-juvenil

ter, 7 de fevereiro de 2017 05:09

Da Redação

Mais de 700 pacientes estão cadastrados no Grupo Semente Esperança em Araguari

O Dia Mundial do Câncer, comemorado nesse sábado, 4, tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, com o tema “Nós podemos. Eu posso”. Criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) esse ano o foco da campanha é o câncer infanto-juvenil – a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil.

Objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a doença

Objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a doença

 

De acordo com o Dr. Glauco Costa Silveira, especialista em Oncologia Clínica, do Centro Oncológico do Triângulo (COT) de Araguari, atualmente, o câncer com maior incidência em mulheres é o de mama e em homens é o de próstata, além dos tumores de pele, que são os mais comuns no geral. “Na clínica, recebemos em média 30 pacientes por mês para tratamento e cerca de 250 para atendimentos e acompanhamento pós-tratamento”.

O especialista comenta que o número de pacientes com câncer tem aumentado nos últimos anos. “Existem vários motivos para esse fato e foram descobertos novos agentes causadores de câncer. Também existem fatores ambientais e de hábitos de vida que influenciam, como obesidade, alimentação não adequada, entre outros. Além disso, hoje as pessoas tem mais acesso ao sistema de saúde e os exames para diagnóstico melhoraram, então, tudo isso favoreceu para que o número de pacientes aumentasse”.

Segundo o especialista, a quimioterapia é um tratamento muito importante para combater o câncer. “Ela pode ser usada como forma de prevenção contra um tumor que foi retirado, o que chamamos de quimioterapia adjuvante, ou como tratamento para uma doença que não tem possibilidade de cura, mas que pode aumentar a sobrevida. Ela também é utilizada para diminuir o tumor e facilitar a cirurgia”.

O especialista afirma ainda que a quimioterapia pode ser venosa ou oral. “Recentemente temos também a imunoterapia. Esse tratamento não é contra o tumor, mas é para que o sistema imune, que está inativado pelo tumor, volte a combater a célula cancerígena. É uma grande revolução dos últimos tempos no campo da oncologia”.

Dr. Glauco Silveira ressalta que, diante de um diagnóstico positivo, o paciente deve tentar manter a calma. “É importante não se desesperar, porque hoje as condições de cura são melhores e temos visto mais pacientes curados. O câncer é uma doença muito estigmatizada, mas é importante que, em caso de suspeita, a pessoa procure um profissional capacitado para fazer a melhor condução do caso, porque isso tudo impacta nas chances de cura”.

Rede pública

Os pacientes diagnosticados com câncer, que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Araguari, são encaminhados para o departamento de Tratamento Fora do Domicílio (TDF) da secretaria de Saúde. O número de entrada de procedimentos referentes à solicitação de tratamento de oncologia é de seis a sete novos casos por semana.

Em 2009, a secretaria de Saúde registrou 128 pacientes com a doença. Em 2010, o número passou para 137, em 2011 foram registrados 148 novos pacientes e em 2012 foram 177 novos pacientes, sendo o maior número dos últimos oito anos. Em 2013 houve uma queda, passando para 126 pacientes e em 2014 o número subiu novamente, passando para 131 encaminhados. Em 2015 foram 165 novos pacientes e em 2016 houve uma queda para 148 pacientes. Esse ano, até o momento, o departamento encaminhou 24 novos pacientes para tratamento. Somando os números dos últimos oito anos, mais ou registrou do início desse ano, o departamento encaminhou um total de 1.184 pacientes para tratamento.

O departamento de Tratamento Fora do Domicílio atende a população de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 17h, na secretaria de Saúde, localizada na rua Dr. Afrânio, 163, Centro. A equipe acolhe o paciente, auxilia nos trâmites burocráticos e realiza o agendamento de consultas.

Os pacientes encaminhados para tratamento pela secretaria de Saúde também recebem auxílio do Grupo Semente Esperança, que hoje possui cerca de 700 pessoas cadastradas e realiza aproximadamente 450 visitas domiciliares. O grupo também fornece cestas básicas e suplementos aos pacientes com câncer. O Semente Esperança fica localizado na rua Coronel José Ferreira Alves, 705, Centro e o horário de atendimento é das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: