Dia do Gari: profissionais são reconhecidos e recebem homenagens do Legislativo
sex, 17 de maio de 2019 05:58Da Redação
Em agradecimento aos profissionais responsáveis pela coleta de lixo em Araguari, a vereadora Ana Lúcia Prado (PTB) realizou ontem, 16, a entrega de Diplomas de Moções de Aplauso. A honraria foi proposta em requerimento apresentado pela vereadora em meados de abril, na Câmara Municipal. Diante disso, logo pela manhã, os trabalhadores se reuniram na sede da empresa Limpebrás Engenharia Ambiental, para receber a parlamentar, que demonstrou admiração pelo serviço executado na cidade.
“Sempre observei o trabalho realizado pelos garis. Tenho um carinho especial por todos eles, mesmo antes da minha candidatura ao cargo de vereadora. No dia-a-dia vemos que eles trabalham sempre sorrindo e muitas vezes, não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, mas é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade limpa e bonita.”
Para a vereadora, este é um merecido reconhecimento aos servidores que enfrentam sol e chuva, dia e noite, para manter as ruas da cidade limpas e organizadas. “Agradeço o compromisso e empenho diário desses trabalhadores e desejo-lhes muitas conquistas.”
No total, 42 profissionais foram homenageados em dois turnos, a fim de não atrapalhar o trabalho executado por eles. O evento foi motivo de alegria e satisfação para os profissionais. Em entrevista, os coordenadores da empresa Clodoaldo Santos da Silva e João Darc Ferreira ressaltaram que a profissão é motivo de orgulho.
“Estou muito feliz por esse trabalho que fazemos com prazer. Ficamos surpresos e honrados, pois, em mais de 30 anos atuando na área como encarregado em vários municípios, não tive um reconhecimento como este. Agradecemos esta atenção especial que a vereadora Ana Lúcia tem dado para a nossa profissão e para os colaboradores. Sou orgulhoso de atuar nesta empresa e estamos muito felizes por essa homenagem”, afirmou João Darc Ferreira.
Para Clodoaldo Silva, este é um incentivo que motiva a continuidade do serviço com excelência, mesmo diante das dificuldades enfrentadas diariamente. “Sem dúvida essa atitude nos dá um novo ânimo e fazemos nosso trabalho com profissionalismo. Em nome dos coletores, motoristas e da diretoria em geral, agradeço por este momento, pois, estamos comemorando esse dia tão especial juntamente com nossas famílias. Parabéns para toda a equipe.”
Para que a importância desse profissional fosse sempre lembrada, foi criado um dia para homenageá-lo: 16 de maio. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976. Assim, os cariocas quando queriam que as ruas fossem limpas após a passagem dos cavalos, chamavam os “garis”. A partir disso, o nome se popularizou.
A partir da conscientização ambiental, o trabalho do gari passou por algumas modificações, desde que foi criada. A possibilidade de reciclar alguns materiais descartados no lixo deu início à coleta seletiva. Papéis, vidros, metais e plásticos agora podem ser separados para que sejam reaproveitados como matéria prima na concepção de outros objetos.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
P A R A B E N S , ANA LÚCIA, PELA INICIATIVA DE LEMBRAR DESTA IMPORTANTE PROFISSÃO.AI DE NÓS SE NÃO FOSSE ELES… QUE IMUNDICE QUE SERIA AS NOSSAS CIDADES.