Dia das Letras e Artes “Professor Abdala Mameri” é comemorado em Araguari
sex, 11 de março de 2022 08:03Por Edmar César
Em homenagem ao professor Abdala Mameri, comemora-se neste 7 de março, o Dia das Letras e Artes, criado por meio da Lei Ordinária nº 5.568, de 16 de junho de 2015, uma das grandes conquistas dos acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA.
Conforme iniciativa e solicitação da escritora, poetisa e musicista Gessy Carísio de Paula e com a anuência do ex-vereador Paulo do Vale, foi criada, em atenção ao projeto Lei nº 090/2015 o Dia das Letras e Artes “Professor Abdala Mameri” no âmbito do Município, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de março, visando conscientizar sobre a importância da história da Academia de Letras e Artes de Araguari que tem como fundador o professor Abdala Mameri.
A comemoração no dia 7 de março é justamente na data de aniversário do professor Abdala Mameri e tem como alguns de seus objetivos criar o sentimento cultural na população de Araguari, realizar eventos culturais desenvolvendo atividades juntamente com a comunidade local, promover interação, criar ambiente de leitura e de divulgação de produtos culturais.
Conforme consta na justificativa do referido Projeto de Lei, a história da Academia de Letras e Artes de Araguari se confunde com o professor Abdala Mameri, tendo em vista que o mesmo foi o seu fundador, onde seria lembrado pelas gerações futuras, pois, a instituição cultural funciona há mais de meio século, 53 anos, ininterruptamente, sendo conhecida e reconhecida em todo o país, pelo seu tradicional Concurso Nacional de Contos e Poesias que leva o nome de seu fundador.
O professor Abdala Mameri nasceu em 7 de março de 1925, em 2022 completaria 97 anos. Seu irretocável trabalho de prestação de serviços à comunidade araguarina se estendeu, também, no campo da política, como representante do povo, ocupando uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores. A comemoração do Dia das Letras e Artes é uma homenagem mais do que justa, como forma de agradecimento ao professor araguarino por tudo que fez pela história cultural da cidade.
Abdala Mameri, personalidade de espírito cívico e patriótico inigualável, foi poeta, escritor, historiador, professor e jornalista. Autor do livro “Pelos Caminhos da História – Pessoas, coisas e fatos de Araguari”, no qual descreve os acontecimentos importantes e históricos da formação e emancipação do município, com fotos, ilustrações, documentos e legislações valiosíssimos da memória histórica e cultural de Araguari.
O professor Abdala Mameri foi membro efetivo da Academia de Letras do Triângulo Mineiro onde ocupou a cadeira de nº 26. Ressalta-se, ainda que, no dia 28 de janeiro de 2006, foi inaugurado o busto de Abdala Mameri em bronze na Casa da Cultura de Araguari, para a qual emprestou seu nome.
No dia 28 de novembro de 1998, aos 73 anos de idade, morreu Abdala Mameri, deixando riquíssimo legado de amor às letras e às artes, valorizando a cultura, a história com sentimento de patriotismo e o amor de sempre como legítimo cidadão araguarino.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...