Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Dia D de Vacinação contra Sarampo acontece hoje

sáb, 15 de fevereiro de 2020 05:02

Da Redação

Acontece neste sábado, 15, o Dia D de Mobilização contra Sarampo. Conforme informações do departamento de Epidemiologia, todas as unidades de saúde do município estarão abertas e prontas para atualizar o cartão de vacina dos cidadãos que se fizerem presentes. Na ocasião, também será realizada a prevenção contra a Febre Amarela.

Mais de 600 mil doses da vacina tríplice viral foram distribuídas em Minas Gerais

Mais de 600 mil doses da vacina tríplice viral foram distribuídas em Minas Gerais

 

Segundo o Ministério da Saúde, durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo, que acontece entre 10 de fevereiro e 13 março, a convocação será para mais de três milhões de crianças e jovens na faixa etária de cinco a 19 anos.

Para viabilizar a ação em todo o país, o ministério encaminhou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral, 9% a mais do que o solicitado pelos estados. O quantitativo é destinado à vacinação de rotina, às ações de interrupção da transmissão do vírus e à dose extra chamada de ‘dose zero’ para todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

O objetivo da campanha, que faz parte das ações do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, é ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, em faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas, evitando o risco de propagação do sarampo no país.

A segunda etapa da campanha será realizada entre os dias 3 a 31 de agosto, desta vez, tendo como público prioritário adultos com idade entre 30 a 59 anos que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação. Na segunda fase da campanha, o Dia D de Mobilização acontecerá em 22 de agosto.

Nos demais dias da campanha, o paciente deve comparecer à unidade de saúde mais próxima no horário de 7h30 as 16h30, levando documento de identificação e cartão de vacinação. Caso seja necessário, o cidadão também poderá receber uma dose da vacina contra a Febre Amarela. O departamento de Epidemiologia determinou a ação simultânea, uma vez que é preciso observar o período sazonal da Febre Amarela e os riscos de transmissão da doença no Estado, sobretudo a população em área de risco, como na zona rural e turismo ecológico.

Balanço Sarampo

Entre fevereiro de 2018 e dezembro de 2019, o Brasil registrou 28 mil casos de Sarampo, doença que, até então havia sido erradicada do país. Apenas em 2019, 9% (526) dos municípios registraram 18.203 casos confirmados e 15 óbitos por sarampo, sendo 14 no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

Em Minas Gerais, 136 casos da doença foram confirmados no ano passado. Desde então, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem buscado promover ações visando à proteção da população e controle de possíveis surtos da enfermidade. Neste ano, ainda não foi confirmado nenhum caso da doença.

A estimativa de crianças e jovens entre 5 e 19 anos que tenham recebido apenas a primeira dose da vacina é de 529.417. Em torno de 1.657.022 de pessoas não tomaram nenhuma das duas doses. Atualmente, o Estado possui cerca de 4 mil salas de vacinação espalhadas em diversos municípios mineiros e, de acordo com as orientações técnico-operacionais para a campanha, serão enviadas 660 mil doses da vacina tríplice viral para a primeira fase da campanha.

A Doença

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, provocada por um vírus e transmitida pela fala, tosse e espirro. Sendo extremamente contagiosa, ela pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. A doença é caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida de descamação. A única forma de prevenção contra o Sarampo é a vacina fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (Sus).

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: