Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Dia “D” da campanha Novembro Azul mobiliza público-alvo

ter, 28 de novembro de 2017 05:55

Da Redação

Secretaria de Saúde promoveu ações em consonância com a campanha, sendo 25 de novembro marcado com várias atividades realizadas na Policlínica

A campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, em especial ao câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul, promove diversas ações em âmbito nacional; iluminação em prédios e monumentos, palestras, atividades em locais de grande circulação de pessoas, exames preventivos, entre outras. E os araguarinos estão entre as mais de 87 milhões de pessoas impactadas em todo o Brasil.

 No decorrer do Dia “D” foram distribuídos pedidos de exame PSA, que identifica alterações na próstata

No decorrer do Dia “D” foram distribuídos pedidos de exame PSA, que identifica alterações na próstata

 

No começo do mês, o Palácio dos Ferroviários ganhou iluminação azul, iniciando as atividades em prol da prevenção. Lembrando que um dos principais objetivos da campanha é, justamente, rever o preconceito masculino de ir ao médico, principalmente em relação ao exame de toque.

A secretaria municipal de Saúde apresentou um calendário de atividades. E no dia 25 aconteceu o Dia “D”, na Policlínica ‘Dr. Oabi Gebrim’. Na ocasião, foram realizadas palestras de conscientização, testes rápidos, entrega de guias para exames e orientação para coletas de materiais.

As palestras, de realização do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) abordaram a prevenção e tratamento do câncer de próstata; a educação em saúde do homem; e cuidados com a saúde bucal e luta contra o câncer.

Também foram distribuídas guias para o exame de PSA; prostate-specific antigens ou antígenos específicos da próstata. Este procedimento visa medir a concentração desta partícula no sangue, a fim de verificar a presença do câncer de próstata e outras doenças. Atenção, aqueles que não compareceram no dia, podem solicitar o exame na Policlínica até 30 de novembro.

De acordo com informações da coordenação da Policlínica, aproximadamente 600 homens compareceram para fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, glicemia capilar, além de aferir pressão arterial. A adesão ao Dia “D” foi maior este ano e a expectativa é que aumente cada vez mais, devido à maior conscientização.

“Vieram até pessoas com menos de 40 anos, mas nosso atendimento está voltado aos homens acima de 45 anos ou aqueles com encaminhamento médico devido a casos na família. Mas, de forma geral, os homens estão mais preocupados”, afirma uma das servidoras da Policlínica.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: