Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Dia Azul acontece hoje na Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”

sáb, 10 de novembro de 2018 05:56

Da Redação

Ação é alusiva ao mês de combate ao câncer de próstata e tem início às 8h

Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, hoje, 10, pela manhã são realizadas — de foram gratuita, diversas ações de saúde voltadas ao homem. Entre elas, a aferição de pressão arterial, medição de glicemia, teste rápido de HIV, liberação de guias para o exame de PSA (antígeno prostático específico), orientações para planejamento familiar e vasectomia, entre outros.

Resistência de homens para realizar o exame ainda é alta

Resistência de homens para realizar o exame ainda é alta

 

Na data também serão realizadas palestras educativas ministradas por nutricionistas, dentistas, além de atividades físicas e cortes de cabelo e barba. No ano passado, o evento totalizou em 500 medições de glicemia. Segundo a secretária de Saúde Iara Borges, a expectativa é que 600 homens a partir de 40 anos de idade compareçam à policlínica até as 17h.

Devido às chuvas, algumas alterações foram realizadas, conta Borges. “Normalmente são muitas pessoas, então iríamos usar a parte externa também para distribuir a população para atendimento, mas com a chuva pretendemos colocar o pessoal mais para dentro da recepção”, relata. Ao todo foram mobilizados 40 funcionários da prefeitura para a realização do Dia Azul.

Segundo ela, a resistência masculina na realização do exame de PSA ainda é grande. “O pessoal infelizmente tem aversão. Observamos que aqueles que comparecem ao evento, em sua maioria, são pessoas que fazem rotina de prevenção anualmente. Os novos são cerca de 20%. Tem melhorado muito. A cada ano os homens estão mais conscientes, mas falta muito ainda”.

O evento conta com a parceria do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac). “O Expresso Saúde Dr. Veloso, do Imepac, também estará auxiliando.” O Dia Azul também conta com a presença dos cursos de nutrição e enfermagem do instituto de ensino. “Nós vamos fazer a triagem e aqueles homens que estiverem dentro da faixa etária ganharão o pedido de PSA. Vamos fazer a glicemia capilar, pressão arterial e orientações em relação à saúde do homem, além de falar sobre obesidade, tabagismo, hábitos saudáveis de vida”, conta a coordenadora do curso de Enfermagem Karla Cristina Walter.

Além do Dia Azul, a campanha segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde Familiar (UBSF). “Nas Unidades durante todo o mês serão feitas orientações, atendimentos aos homens e encaminhamento para PSA da mesma forma. O evento hoje é voltado para quem não pode ir durante a semana”, coloca a secretária de Saúde. Segundo ela, a Policlínica conta hoje com dois especialistas na área.

Diagnóstico do Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A doença é considerada um câncer da terceira idade, e, caso não sejam tratados, os tumores podem crescer de forma rápida, levando o paciente a óbito. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse ano a estimativa era de aproximadamente 68 mil novos casos e 13 mil mortes.

O Novembro Azul

A campanha começou em um pub na Austrália no ano de 1999, no mês de novembro, pois em 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar os bigodes crescerem durante todo o mês de novembro como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doações às instituições de caridade.  Deu a campanha o nome de Movember, uma mistura de novembro com bigode em inglês (moustache e november).  Após alguns anos todo o país estava participando. Hoje a campanha é mundial.

Serviço:

O evento ocorrerá nesse sábado, 10, das 8 às 17h, na Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”, localizada na avenida Batalhão Mauá, 1346, bairro Santa Helena.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: