Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Detritos de materiais de construção ainda são depositados em locais proibidos

qua, 12 de julho de 2017 05:42

por Mel Soares

Projeto das URPVs não tem conseguido atingir o objetivo

O acúmulo de lixo em vias públicas e terrenos abandonados continua frequente em algumas partes da cidade. Na tarde dessa terça-feira, 11, a reportagem do Jornal Gazeta do Triângulo esteve nos bairros Brasília e Independência para conferir o atual cenário dos locais que eram conhecidos como lixões.

Na gestão passada, a prefeitura viabilizou a retirada geral dos detritos, mas conforme apurado o hábito de jogar lixo em locais proibidos continua.

Trabalho de limpeza total de lixões não surtiu efeito

Trabalho de limpeza total de lixões não surtiu efeito

 

O secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda, afirma que servidores tem feito o trabalho de limpeza, mas a medida que pode acabar com o problema são as notificações.

Reuniões com a classe de trabalhadores tem sido promovidas constantemente no intuito de conscientizar sobre os males e as maneiras para evitar o transtorno.

“Temos feito reuniões com carroceiros para que eles depositem o entulho nos locais apropriados que são as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes – URPVs”, disse.

Um dos questionamentos da classe é a respeito do horário de funcionamento das unidades. “Eles alegam que muitas vezes elas estão fechadas. Cheguei a dizer a eles para deixarem na porta que depois a empresa passa o material para dentro”, afirmou.

A próxima etapa é estender o horário de funcionamento das URPVs que conforme verificado está aberta de segunda à sexta-feira das 7h30 às 11h30 e entre 13h30 e 17h30.

Um dos projetos previstos pela prefeitura é oferecer vantagens aos carroceiros que utilizarem as unidades. “A cada 10 idas à unidade o carroceiro é contemplado com um saco de ração e também consulta com veterinário para o seu animal. Tais medidas ainda estão sendo estudadas”, adiantou o secretário.

Araguari possui seis URPVs instaladas nos bairros Brasília, Chancia, Fátima, Flamboyant, Sibipiruna e Novo Horizonte, as quais recebem resíduos de construção e material descartável. Todas as unidades estão funcionando normalmente assim como a Usina de Reciclagem, localizada ao lado do Cemitério Park, nas proximidades do bairro Parque dos Verdes.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: