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Desligaram o rádio

qui, 18 de setembro de 2014 00:06

Abertura Treino Livre
Alô amigos, visto por muitos como uma evolução na Fórmula 1, a comunicação via rádio foi finalmente disciplinada com as novas regras da FIA proibindo algumas coisas, são elas:
– Ajuste na recarga da bateria (ERS)
-Ajuste na unidade de potência e/ou câmbio
– Consumo de combustível
– Detalhes de tempo de setor de outro piloto
– Equilíbrio de distribuição do freio
– Mapeamento e ajuste da embreagem
– Mensagem em código
– Pressão de pneu
– Resposta a questões diretas dos pilotos

Como se pode ver do conjunto de proibições o piloto está por sua conta e risco, e isso devolve o poder de decisão ao próprio piloto, coisa que antigamente era decidido nos boxes.

De todas as regras acima, do meu ponto de vista, as melhores são a proibição de informar o consumo de combustível, ajustes de potência, equilíbrio do freio, mensagens em código, estas sim farão toda a diferença, pois não saber se tem combustível suficiente para chegar ao final da prova, é um complicador e tanto para o estilo de pilotagem, ao não ter a informação o piloto estará no “escuro” e terá que decidir por si, dependendo do seu talento e sensibilidade.

Teoricamente estamos voltando à era précomunicação via rádio, quando esta era feita usando as famosas placas colocadas na reta de chegada, e que forneciam informações básicas, como o número de voltas, a distância do piloto da frente (em segundos), ou entrada para os boxes para troca de pneus ou reabastecimento.

Mas, não se enganem a questão do consumo de combustível pode ser resolvida através de um painel no carro, mas isso é mais uma dificuldade para a pilotagem, pois será mais um botão e uma tela para o piloto ler.  O que muda é a informação mastigada e pronta, como é hoje.

Uma particularidade interessante nas novas regras é a proibição de respostas às perguntas diretas dos pilotos, o que inviabilizaria as outras regras.

Enfim a FIA toma medidas concretas para tirar a pilotagem dos boxes e devolver para a pista, onde a turma do pitwall não mais irá interferir, ou pelo menos, não interferir tanto no resultado das provas, deixando a cada piloto o critério do que e como fazer na pista.

Vai ser interessante ver muita gente que anda na liderança ficando pelo caminho por falta de combustível por não ter mais o controle de consumo.

Algumas exceções foram mantidas em nome da segurança, como o aviso da entrada do safetycar, ou de um pneu furado, ou ainda o alerta sobre punições aplicadas durante a prova. Não foram incluídas e, portanto, permitidas as notórias “ordens de equipe”.

O que está permitido nas novas regras:
-Ajuste na asa dianteira na próxima parada nos boxes
-Avaria no carro ou necessidade de abandono
-Aviso de furo no pneu
– Condição do tempo e da pista
– Diferença de tempo para um piloto
– Entrada do safety-car
-Escolha no tipo de pneu na próxima parada nos boxes
– Incentivo e mensagem de apoio (estilo ‘acelere mais’, ‘pise fundo’ etc.)
-Número de voltas de um piloto com determinado tipo de pneu
– Número de voltas para o fim da corrida
– Ordens de equipe
-Problema no carro de outro piloto
-Punição de outro piloto
– Tempo de volta de outros pilotos
-Tempo de volta do próprio piloto e de seus setores

Estas regras valem para o próximo GP a ser realizado em Cingapura; GP noturno, mas que será transmitido de manhã, às 9 horas no dia 21 de setembro, portanto, neste final de semana veremos com se comportam pilotos e equipes frente às novas regras.

Até a semana que vem.

* Advogado, fã da Fórmula 1 desde 1970, e apaixonado pela Ferrari

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