Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Desligamento do sinal analógico acontece de forma gradual até o dia 17 de dezembro

sex, 7 de dezembro de 2018 05:58

Da Redação

Imagem e som de cinema; esses são apenas dois dos benefícios apresentados para o sinal digital de TV. A televisão brasileira vem passando por uma evolução, desde 2016, quando houve o desligamento do sinal analógico no primeiro município do país, Rio Verde (GO). Até o final deste mês, mais de 1.300 cidades terão o sinal desligado; a previsão é que até 2023 aconteça em todo o Brasil.

Nesta quarta-feira, dia 5, o sinal começou a ser desligado nos seguintes agrupamentos em Minas Gerais: Araguari, Uberlândia e Indianópolis; Água Comprida e Uberaba; Alpercata, Governador Valadares e Periquito; Juiz de Fora e Matias Barbosa. Além de mais de 65 municípios espalhados pelos Estados de Santa Catarina, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

No município e região, o desligamento acontece de forma gradual até o dia 17 de dezembro, quando todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação apenas pelo sinal digital. Para não ficar sem assistir aos programas preferidos, os televisores precisam estar preparados para receber o sinal digital. Se o equipamento for de tubo ou fabricado antes de 2010, precisará de uma antena digital UHF e um conversor. Se for de tela fina, fabricado depois de 2010, precisará apenas da antena.

É válido ressaltar que aqueles que recebem algum benefício de Programas Sociais do Governo Federal podem receber o kit, com antena e conversor, gratuitamente. De acordo com informações da Seja Digital, cerca de 67% dos beneficiários de Araguari retiraram os kits. Em Uberlândia, foram 64% e em Indianópolis, 86%. Para verificar se tem direito e agendar o horário de retirada dos produtos, basta ligar 147 (ligação gratuita) ou através do site http://www.sejadigital.com.br.

A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no país. Criada por determinação da Anatel, tem a missão de garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social, além de distribuir os kits.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Quando o Mâe Preta era prefeito, ele inaugurou a repetidora do SBT a qual depois passou para TV Vitoriosa no canal 5. Agora com o desligamento do sinal digital, Araguari está deixando de ter esse canal, pois a TV Vitorisa não providenciou repetidora em Araguari e quer que sintonize no canal 2.1 de Uberlândia. De Uberlândia não chega até Araguari esse sinal em condições de sintoniza-lo. Ou seja completa falta de interesse deste grupo por Araguari. O Mãe Preta como veredador, deveria cobrar deste grupo, ou então enviar ofiíco para TV Alterosa de BH a qual está em quase todo o estado e se interessa por suas regiões. Tem muitas pessoas na cidade que não podem pagar assinatura de TV e ficarão prejudicadas Sr. Prefeito. Acorda

Deixe seu comentário: