Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Dependentes químicos em fase final de reabilitação iniciam cursos profissionalizantes

qui, 11 de agosto de 2016 06:07

por Mel Soares

A falta de oportunidades no mercado de trabalho é um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas que se recuperam do vício das drogas. Com o objetivo de facilitar o início ou o retorno nesta área, a secretaria de Políticas sobre Drogas idealizou o projeto ‘Daqui pra frente’.

Por meio da parceria com a Uaitec (Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais), o programa possibilitará a capacitação profissional de dependentes químicos em fase final de tratamento. Os diversos cursos são fornecidos gratuitamente, dentre eles, nas áreas, de informática e estética.

Aula inaugural foi promovida nesta terça-feira

Aula inaugural foi promovida nesta terça-feira

 

O lançamento do projeto e a aula inaugural foram promovidos nesta terça-feira, 9, no laboratório da Uaitec. Nesta primeira etapa do projeto, dezesseis pessoas, entre homens e mulheres, as quais realizam tratamentos em comunidades terapêuticas e no Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas) irão participar dos cursos ministrados na modalidade Educação à Distância.

O secretário municipal de Políticas sobre Drogas, Diogo Leal Dias, disse que o projeto foi criado a partir de diagnóstico feito nas casas de reabilitação. “As recaídas são resultado da falta de emprego, gerada pela não formação profissional”.

Ao falar sobre a abertura das atividades, o secretário manifestou entusiasmo. “Trata-se de uma ação pioneira no estado de Minas Gerais, sendo executada pelo governo municipal. Aos alunos, desejo todo o sucesso do mundo. Nessa vida, só podemos caminhar e viver o presente. E ‘Daqui pra frente’, que a escolha deles seja a melhor possível. O nosso papel é fornecer o suporte inicial”, argumentou.

Segundo destacou, o apoio da população é essencial para que o retorno ao ambiente de trabalho seja positivo. “Reinserção social, somos nós, governo, sociedade civil, iniciativa privada, cidadãos comuns. O nosso principal objetivo é dar oportunidades para que eles tenham a chance de recomeçar a vida longe das drogas”, reforçou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: