Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Departamento de Zoonoses intensifica ações de combate a dengue visando o Dia de Finados

sex, 27 de outubro de 2017 05:29

Da Redação

Os agentes do departamento de Zoonoses da secretaria de Saúde estão realizando, durante a semana, ações de combate à dengue em floriculturas, visando o Dia de Finados (2 de novembro). As atividades fazem parte da campanha “10 Minutos Contra a Dengue” e o objetivo é orientar a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti.

De acordo com Vicente de Paula Marques de Oliveira, coordenador do departamento de Zoonoses, a equipe vem realizando ações contínuas de combate à dengue durante todo o ano. “Com o início do período chuvoso, estamos intensificando nossas ações e pedindo a colaboração dos moradores para evitar a proliferação do mosquito”.

Agentes orientam vendedores e proprietários quanto às medidas de prevenção contra a dengue

Agentes orientam vendedores e proprietários quanto às medidas de prevenção contra a dengue

 

Durante essa semana, a equipe está fazendo o trabalho de conscientização em floriculturas. “Como o Dia de Finados está chegando, estamos comparecendo aos locais que vendem flores e orientando os vendedores quanto aos procedimentos importantes para evitar o acúmulo de água nos vasos. Por exemplo, alguns vasos ficam envoltos com o papel celofane, que é impermeável, então, pedimos para que as pessoas cortem o fundo do papel, permitindo o escoamento da água”.

No Dia de Finados, as equipes estarão no Cemitério Bom Jesus e Cemitério Park realizando a entrega de panfletos e orientandos os moradores quanto à importância do combate à dengue. “Estaremos nesses locais com faixas e pediremos para que os visitantes redobrem a atenção e retirem os papéis ou verifiquem se há furos nos vasos, evitando possíveis criadouros do Aedes aegypti nos túmulos”.

Segundo o coordenador, os cemitérios são locais que propiciam a proliferação do mosquito. “Temos uma equipe de Ponto Estratégico que visita borracharias, ferros-velhos e imóveis onde pessoas juntam materiais recicláveis de quinze em quinze dias, para fazer o tratamento desses locais. Os cemitérios são grandes vilões e são visitados nessa periodicidade também. Além disso, com o período chuvoso e a grande movimentação do Dia de Finados, nossa preocupação é ainda maior”.

LIRAa

Segundo o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no início desse mês, os depósitos para armazenamento de água, como latas, tambores, garrafas pets, e recipientes menores como copos descartáveis e vasos de plantas, atingiram um percentual de 16,7% no índice de infestação. Outros recipientes com o índice mais alto foram os pneus velhos (9,5%), bromélias (7,1%) e caixas d’água (4,7%).

“Estamos intensificando nosso trabalho, principalmente nos bairros que apresentaram o maior índice no LIRAa. Tivemos um resultado muito positivo, pois o índice aceitável é de 1,0% e, em Araguari, temos um índice de 0,5%, mas continuamos nos empenhando para que esse número não aumente nesse período”, explica o coordenador.

O coordenador pede o apoio da população para continuar as ações de combate ao mosquito. “Sem a ajuda da população, não conseguiremos ter sucesso. É importante que os moradores estejam sempre atentos aos quintais, verifiquem se as calhas estão entupidas e, caso desejem acumular água em tambores e caixas d’água, pedimos para que verifiquem se esses recipientes estão bem tampados para que o mosquito não coloque ovos nesses locais”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: