Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Dengue: Araguari possui 178 casos prováveis da doença, em 2023

ter, 14 de março de 2023 08:06

Da Redação

Materiais recolhidos na campanha

O verão é a época propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, pois tem como características as altas temperaturas e a ocorrência de chuvas, geralmente rápidas, mas de forte intensidade.

Em Minas Gerais, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 12 de março foram registrados 83.911 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 25.265 casos foram confirmados para a doença. São nove óbitos confirmados por dengue no estado e 40 mortes sob investigação.

 

Com relação à chikungunya, foram apontados 27.514 casos prováveis, sendo 7.555 confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado por chikungunya no estado e quatro estão sob investigação.

No que se refere à zika, foram registrados 116 casos prováveis, sendo que cinco foram confirmados. Também não há óbito por zika em Minas Gerais, até o momento.

Ainda, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 12 de março foram registrados 178 casos prováveis dengue, 3 de chikungunya e 1 de zika. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado para essas doenças no município.

No dia 13 de janeiro, foram coletados os dados do Levantamento Rápido de Índices Para Aedes Aegypti – LIRAa, onde foi revelado que Araguari possui Índice de Infestação Predial com alto risco, 6,7%.

Dentre as ações indispensáveis para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti, estão: verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água.

Vale destacar que, no último sábado, 11, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses realizou mais uma etapa da campanha “Tchau, Dengue, Tchau”. A ação aconteceu nas seguintes localidades: Bela Suíça I, II e III, residencial Monte Moriá e Portal de Fátima I; com o intuito de intensificar o combate ao Aedes Aegypti.

Segundo a equipe do Departamento de Zoonoses e Controle de Dengue, a ação foi positiva e contou com participação de muitos moradores. Ao longo dos trabalhos, várias residências foram visitadas e possíveis criadouros do mosquito transmissor foram recolhidos. A população recebeu orientações e trocou materiais recicláveis por material escolar, para as crianças. Além disso, teve uma blitz educativa no trânsito.

“Foram ações positivas que têm como objetivo convocar a comunidade para participar junto com o Departamento de Zoonoses. São atuações que buscam dificultar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e de várias doenças”, destacou secretária de Saúde, Soraya Ribeiro.

“A participação da população é de extrema importância para o combate ao mosquito que transmite a dengue e outras doenças. É preciso que todos nós, nos empenhemos, estando atentos para que o mosquito não tenha chance de proliferar”, destacou o prefeito Renato Carvalho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: