Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Deficientes visuais são beneficiados com pesquisa garantindo aprendizado de música

qui, 27 de abril de 2017 05:46

Da Redação

As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. Isto porque muitas vezes, não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano, que envolvem a participação dos sentidos, habilidades e recursos que uma pessoa portadora de alguma deficiência muitas vezes não consegue desenvolver.

No entanto, felizmente, pesquisadores buscam facilitar a inserção dessas pessoas no convívio social. É o caso da Musicografia Lima, desenvolvida pela musicista Sandra Lima. A proposta visa simplificar a musicografia braile e facilitar o processo de aprendizado, por meio da escrita ou leitura de uma partitura, por exemplo.

A medida prevê que uma pessoa com deficiência sem conhecimento musical leva em torno de um mês para aprender a escrita e leitura básica de músicas. Diante disso foram feitos vários testes junto à três alunos do Conservatório de Música e Artes de Araguari. O projeto contou com a orientação dos professores Keiji Yamanaka e Luciano Vieira Lima.

“Há três anos estamos promovendo testes que chegaram ao fim este ano. O projeto resultou em um livro que será publicado no intuito de difundir esta prática para que professores possam ensinar música em um curto espaço de tempo,” explicou Luciano Vieira.

A expectativa é de que o livro seja lançado até o final de 2017 e também será traduzido para o inglês e braile, permitindo que professores de todos os países apliquem a técnica e que o aprendizado aconteça de forma simples e rápida.

“Acessibilidade é a palavra de ordem e está sendo buscada, cada vez mais, visando inserir as pessoas ao convívio social e buscar meios para que elas possam aprender. Estamos finalizando o livro após vários testes que sem dúvida foram um sucesso. Esperamos levar a técnica para várias outras escolas e associações para beneficiar a todos os interessados,” finalizou.

A pesquisa também abrange a criação de impressoras de pontos em relevo de baixo custo. Também foi elaborado um software que está em finalização e permite que o deficiente visual acesse a internet e tenha a disposição qualquer música que poderá ser convertida para a Musicografia Lima.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: