Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Decoralismo: Mesa Posta, a decoração gourmet

sáb, 25 de abril de 2015 06:35

 Abertura-decoralismo

Olá, queridos(as)!  

A etiqueta no uso dos talheres é algo que muitas vezes assusta, mesmo aqueles já acostumados às mais diversas situações nas quais o domínio das técnicas de composição das mesas é requerido. Então, como montar uma bela mesa e posicionar garfos, facas, colheres, copos e pratos sem fazer feio?

Bem, quando falamos de composição de mesas, é preciso lembrar que há vários momentos que podem ser contemplados: de um simples café da manhã em família até um jantar formal e suntuoso. O que está em jogo aqui é a sua capacidade de adaptar as regras de etiqueta à ocasião que você deseja promover.

 01 – Faca de pão, 02 – Prato de pão, 03 – Marcador de lugar, 04 – Colher de sobremesa, 05 – Garfo de sobremesa, 06 – Faca de sobremesa, 07 – Taça de água, 08 – Taça de vinho tinto, 09 – Taça de vinho branco, 10 – Floute ( para servir champagne e/ou espumante), 11  –Porta guardanapo, 12 – Garfo de peixe, 13 – Garfo de mesa, 14 – Prato raso, 15 – Prato fundo, 16 – Sousplat, 17 – Faca de mesa, 18 – Faca de peixe, 19 – Colher de sopa,  20 – Descanso de talher.

01 – Faca de pão, 02 – Prato de pão, 03 – Marcador de lugar, 04 – Colher de sobremesa, 05 – Garfo de sobremesa, 06 – Faca de sobremesa, 07 – Taça de água, 08 – Taça de vinho tinto, 09 – Taça de vinho branco, 10 – Floute ( para servir champagne e/ou espumante), 11 –Porta guardanapo, 12 – Garfo de peixe, 13 – Garfo de mesa, 14 – Prato raso, 15 – Prato fundo, 16 – Sousplat, 17 – Faca de mesa, 18 – Faca de peixe, 19 – Colher de sopa, 20 – Descanso de talher.

 

Pode ser que você receba convidados mais próximos ao seu círculo de convivência, pessoas que não exigirão grande esforço organizativo de sua parte. Neste caso, nada de colocar tudo o que as normas mais formais da etiqueta determinam: excesso de itens sobre a mesa poderá constranger os convidados. Neste caso, melhor apostar na simplicidade e na praticidade…tudo para não quebrar o clima ameno que deve compor uma reunião desta natureza. Óbvio, a informalidade não deve ser amiga do desleixo ou do mau gosto: uma mesa decorada com carinho é sempre muito bem-vinda!

Quando, em vez disso, falamos de ocasiões que exigem maior formalidade, nada de improvisar! Melhor mesmo optar pela tradição e recorrer ao bom e confiável manual de etiqueta (a imagem abaixo poderá ajudar na estruturação da sua mesa com todos os itens previstos para qualquer composição de mesa. Mas lembre-se: aqui, como sempre, vale o bom senso e o bom gosto…faça o ajuste que julgar necessário!).

Hoje em dia está na moda criar mesas postas mesmo para situações marcadas pela informalidade. Como bem sabemos, comer com os olhos é também algo delicioso; então, a decoração da mesa é estratégia para reforçar a boa impressão que se quer causar nos convidados.  Neste caso, dicas simples: aposte apenas em tema único, com escolha cuidadosa de cores e volumes. A mesa deve favorecer a experiência gourmet…e não competir com ela!

Então, bon appetit!

1 Comentário

  1. Eduardo Barbosa de Sousa disse:

    Adorei a pauta desta semana! Muito não o sabia. Etiqueta à mesa sempre gerou duvidas, às quais devemos evitar os excessos e possíveis constrangimentos. Valeu a dica!!!

Deixe seu comentário: