Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Data e horários oficiais de provas do processo seletivo de agentes da Saúde são divulgados

sáb, 5 de dezembro de 2015 08:48

Da Redação

Foram 4800 inscritos, sendo que 2734 concluíram o pagamento da inscrição no prazo

O Instituto Assistencial de Desenvolvimento Humano, Educacional e Desportivo (IADHED) publicou, na terça-feira, 1º, as datas e horários oficiais de aplicação das provas do processo seletivo para contratação de Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS).

De acordo com o secretário de Administração, Braulino Borges, as provas serão aplicadas no Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), localizado na avenida Minas Gerais, 1889, Centro, no dia 13 de dezembro. “As provas do ACS serão realizadas na parte da manhã, sendo que os portões estarão abertos a partir das 7h, com fechamento previsto para as 8h. As provas de ACE serão aplicadas na parte da tarde, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h. Pedimos para que os candidatos fiquem atentos ao horário e cheguem pelo menos 30 minutos antes do fechamento dos portões, para que possam identificar as salas e fazerem a prova tranquilamente”.

Processo irá selecionas 48 Agentes de Combate a Endemias e 77 Agentes Comunitários de Saúde

Processo irá selecionas 48 Agentes de Combate a Endemias e 77 Agentes Comunitários de Saúde

 

O secretário afirma que não é necessário estar portando o comprovante de inscrição. “Teremos um mural com a lista de inscritos, então, basta levar o documento oficial com foto, para que possa acessar o interior do Imepac”. Braulino comenta que todo o procedimento será organizado pelo IADHED. “A equipe que aplicará a prova é do instituto. Não teremos servidores públicos da prefeitura trabalhando no local para não haver questionamentos posteriores. Também farão parte pessoas contratadas do Imepac, para auxiliar o processo seletivo”.

O candidato também deverá portar duas canetas esferográficas transparentes de tinta azul ou preta. Serão considerados como documentos de identidade: Cédula Oficial de Identidade (RG), Carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe (CREA, CRA e outros), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Reservista, Carteira de Motorista com foto ou Passaporte. Lembrando que não serão aceitos Título Eleitoral, Carteira de Motorista sem foto, Carteira de Estudante, Cartão de CPF, documentos ilegíveis e/ou danificados. O IADHED também recomenda que os candidatos não levem aparelhos celulares no dia da prova, pois poderão ser eliminados.

Segundo o secretário, o processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público. “A promotora de Justiça, Dra. Cristina Fagundes, está acompanhando todo o procedimento para que haja respaldo jurídico e seja demonstrada aos inscritos toda a lisura com que esse processo seletivo está sendo tratado. Esse é um ato de respeito para com o cidadão, que está se preparando e estudando para a prova. Queremos mostrar que é o conhecimento que vai valer para a seleção dos agentes. Desejo a todos os inscritos uma boa prova”.

Os Agentes Comunitários de Saúde trabalham com atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações e visitas domiciliares, individuais ou coletivas, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e supervisão da secretaria de Saúde. O trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde Família.

As atribuições dos Agentes de Combate a Endemias são o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças endêmicas e infectocontagiosas e promoção da saúde, mediante ações de vigilância de endemias e seus vetores. As ações são realizadas em conformidade com as diretrizes do SUS e supervisão dos diretores de cada município.

Os agentes também realizam visitas domiciliares em um trabalho setorizado de 800 a 1.200 imóveis bimestralmente e são responsáveis pelo tratamento de depósitos com larvicidas ou a eliminação dos depósitos, caso não seja possível o tratamento. Essas eliminações podem ocorrer através de mutirões de limpeza. Também é função dos agentes a educação em saúde e orientação dos moradores, evitando focos de mosquitos nas residências, manuseio de bombas costais para aplicação de inseticidas e aplicação de vacinas antirrábicas em cães e gatos.

1 Comentário

  1. euripedes monteiro disse:

    estamos em guerra contra este mosquito temos contratar mais agentes e deixar os que estão sim porque o já fizeram provas e deveriam ter sido já efetivados pela lei se e processo seletivo publico e provas o simprificado e entrevista e currículos e eles fizeram provas no mario e no antonio marques viu promotora se não resolver tenho provas todas documentadas vou no ministério da saúde com as provas e ministério do trabalho ver isto ok

Deixe seu comentário: