Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Curso de instrução de abordagem de veículos finaliza com blitz de trânsito

sáb, 22 de julho de 2017 05:36

por Tatiana Oliveira

Abordagens foram realizadas no cruzamento entre avenidas Senador Melo Viana e Brasil na manhã de ontem

Na manhã de sexta-feira, 21, veículos foram abordados em blitz de trânsito na avenida Brasil, próximo à Senador Melo Viana. Ação foi aplicação prática de curso requerido pela secretaria de Trânsito e Transportes – Settrans – para treinamento de agentes de trânsito. “A Polícia Militar foi solicitada mediante ofício a ministrar uma instruções  sobre abordagem de veículos, segurança nas abordagens e legalidade da documentação a ser verificada”, explica o subtenente Adailton Ferreira de Carvalho.

Ação é parceria entre Settrans e Patram

Ação é parceria entre Settrans e Patram

 

Por volta das 10h30 a reportagem da Gazeta do Triângulo esteve no local. Até aquele momento, aproximadamente 30 veículos foram abordados, sendo dois removidos por falta de pagamento. “Esperamos abordar em média 120 veículos até o final da blitz”, conta o subtenente. O trecho foi selecionado pela PM devido ao grande número de acidentes.

De acordo com o secretário da Settrans Luiz Antônio Lopes, o curso teve início na quinta-feira, 20. “Na quinta foi realizada a aula teórica com oito de nossos agentes e hoje, 21, estamos na prática. Agradecemos à PM que está fornecendo esse curso, qualificando o nosso operacional”, explana o secretário. Segundo ele, o objetivo foi capacitar a equipe a prestar o melhor trabalho para a população em relação a área de trânsito.

Conforme o subtenente da PM, as abordagens foram realizadas tanto pelos agentes da Settrans quanto pela Patram. “O funcionário que verifica uma irregularidade passa a informação para a Polícia Militar através da Patram, a qual vai realizar ações previstas por lei”.

Conforme explica o secretário, o treinamento foi requisitado devido à proximidade da implantação da Zona Azul na cidade. “Nossos agentes vão auxiliar na fiscalização do estacionamento rotativo que a Explora Participações em Tecnologia e Sistema de Informação S/A vai inaugurar no mês que vem”.

Lopes afirma que outros treinamentos serão realizados com os agentes de trânsito. “Inicialmente fizemos esse curso nessa semana, mas vamos continuar qualificando, dando cursos para os nossos agentes, para que eles tratem melhor o motorista e façam uma abordagem mais eficiente”.

Multa por documentação atrasada

Veículos automotores devem ser registrados e emplacados, de acordo com as normas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A multa por documento atrasado está prevista no artigo 230 inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Tal infração é enquadrada como gravíssima, com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47 após a elevação do valor no fim de 2016. Além das sanções, o motorista terá seu veículo com documentação atrasada recolhido a um depósito público.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: