Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Crimes ambientais são registrados durante Operação Independência

ter, 12 de setembro de 2017 05:21

por Carolina Rodrigues

Apreensões de pássaros, gaiolas e materiais de pesca foram realizadas pela Polícia Ambiental de Araguari

Durante Operação Independência, entre os dias 6 e 10 de setembro, a Polícia de Meio Ambiente de Araguari fez blitz preventivas. O objetivo foi “reprimir e coibir crime na fauna e flora”, terrestre e aquática, segundo o comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, tenente Ivair Clementino de Brito.

Em ato na rodovia MG-223, km 36, próximo à Estrela do Sul, os policiais abordaram dois homens em um Ford Ka, com atitudes suspeitas. Na vistoria, foram localizadas quatro gaiolas e também quatro pássaros de fauna silvestre, da espécie Coleirinho. Os condutores não tinham licença ou autorização para trafegar com os animais.

A conduta foi caracterizada como crime ambiental, com multa lavrada em R$ 3.588,36 – Transportar espécies de fauna silvestre sem permissão ou autorização configura infração administrativa.

De acordo com o comandante, durante os dias que transcorreram a Operação Independência, a Polícia Ambiental recolheu três redes de pesca e três espinheis. Os objetos são proibidos em pescas amadoras.

Ainda no decorrer desses dias, a polícia recebeu 16 denúncias ambientais (pescas com redes, transporte de pássaros, porte de papagaio, maus tratos de animais, entre outros). Também houve o recolhimento e soltura de dois micos. Ao total, foram 26 operações realizadas.

Agosto

Abaixo, uma tabela com dados comparativos do mês de agosto deste ano e de 2016, com informações concedidas ao Gazeta do Triângulo, pelo comandante da PM de Meio Ambiente de Araguari, tenente Ivanir Brito.  Segundo ele, os resultados positivos se devem às “denúncias e operações de fiscalização”. “Fazemos operações de qualidade, não apenas de quantidade, para assim, termos resultados mais concretos”, finalizou.

Operações realizadas no mês de agosto

2016

2017

Patrulhas

147

85

Operações de naturezas diversas

150

77

Denúncias recebidas e atendidas

13

107

Autuações administrativas

8

5

Animais recolhidos (cobra, tatu, aves, tamanduá, lobo, coruja, entre outros)

14

12

Ocorrências registradas

31

38

Veículos fiscalizados

100

122

Notificações para regularização

1

4

Materiais de pesca apreendidos (redes, espinheis, anzóis, entre outros)

25

0

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: