Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Vacinação alcança 18 anos de idade em Araguari hoje; Macrorregião avança para Onda Verde

sex, 27 de agosto de 2021 08:15

Da Redação 

Araguari passa a contemplar toda população adulta com a vacinação contra Covid-19

O Brasil está atualmente com 577 mil mortes contabilizadas por Covid-19, de acordo com dados oficiais atualizados nesta quinta-feira, 26.

Além disso, Minas Gerais já soma 52.626 óbitos causados pelo novo coronavírus, ainda conforme os números.

A respeito da classificação da cidade de Araguari no programa estadual Minas Consciente, houve progressão nesta quinta-feira, 26, graças a uma decisão do Comitê Extraordinário Covid-19, que avançou a macrorregião Triângulo do Norte, da qual Araguari faz parte, para a Onda Verde, etapa menos restritiva do plano.

Graças aos bons números da campanha de imunização contra Covid-19 em Minas Gerais, das 14 macrorregiões, 13 já estão na Onda Verde, e apenas o Triângulo do Sul segue na Amarela, a fase intermediária do programa.

Já no que diz respeito à imunização em Araguari, hoje, 27, estão sendo vacinadas as pessoas com 18 anos de idade ou mais.

Ainda, a prefeitura solicita a todos que irão se vacinar com a primeira dose que efetuem o cadastro no portal: Araguari.mg.gov.br. Também é importante que cada um leve sua própria garrafa de água para mais segurança e conforto no tempo de espera. A gestão anunciou que, na véspera do aniversário de 133 de emancipação política do município, a notícia é um presente para os jovens da cidade. “É com muita alegria que anunciamos a vacinação para os jovens de 18 anos. Nossa gestão, desde o início, trabalhou para acelerar a imunização contra o coronavírus para a população adulta. Agradeço nosso povo, que está comparecendo em massa, atendendo aos nossos chamados e aos nossos agentes de saúde, empenhados nessa luta, que é de todos. Nosso objetivo é ter 100% dos araguarinos vacinados”, destacou o prefeito Renato Carvalho.

As senhas de primeira dose serão distribuídas a partir das 7h30.

Os locais de aplicação da primeira dose para o público com 18 anos ou mais são: Aeroporto Santos Dumont, UBSF Brasília, UBSF Paraíso.

Para quem vai receber a segunda dose AstraZeneca e CoronaVac: Aeroporto Santos Dumont.

Para a segunda dose da Pfizer: UBSF Maria Eugênia. O horário é das 8h às 16h em todas as unidades.

A reportagem da Gazeta do Triângulo questionou a administração municipal a respeito da imunização do público com menos de 18 anos, e foi informada de que a prefeitura ainda aguarda a liberação do PNI (Plano Nacional de Imunização) para essa faixa etária, e que após a liberação serão passadas as orientações para o procedimento.

 

TERCEIRA DOSE

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, informou nesta quinta-feira, 26, que Minas Gerais vai começar, ainda no mês de setembro, a aplicação da dose de reforço da vacina contra Covid-19. O esquema vacinal será feito com um imunizante diferente do que foi administrado anteriormente e, neste primeiro momento, a terceira dose será destinada para a população idosa e pessoas com baixa imunidade.

“Em reunião realizada com o Ministro da Saúde, no dia 25 de agosto, ficou estabelecida a vacinação de reforço em todo o país. Em Minas, daremos início, no próximo mês, à aplicação das doses de reforço nos idosos acima de 80 anos e pessoas imunossuprimidas. E, depois, vamos avançando para as idades e grupos vacinados há mais tempo”, disse Baccheretti, em coletiva realizada em Belo Horizonte.
Com relação à estratégia vacinal para o reforço, o secretário ressaltou que serão utilizadas três plataformas diferentes, sendo uma da CoronaVac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca e Janssen. “Ou seja, quem completou o esquema vacinal com a CoronaVac, receberá a 3ª dose da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen”, explicou.

Além disso, a respeito da variante Delta, O secretário alertou que os cuidados sanitários devem ser mantidos, independente da variante que circula no país. “As medidas de prevenção continuam sendo uso de máscara, manter distanciamento social, realizar frequentemente a higienização das mãos e vacinação com as duas doses. Todas as vacinas se mostraram eficazes com o esquema completo”, finalizou.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 18.006 casos de infecção pelo novo coronavírus. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 10 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados nove dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari. Ainda, foram computados 443 óbitos confirmados para a doença, mas nenhum nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 26.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: