Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Minas Gerais confirma casos de contaminação pela BQ.1, a subvariante da Ômicron

sex, 25 de novembro de 2022 08:04

Da Redação

Manter o esquema vacinal em dia é importante para conter a disseminação do vírus

Está circulando no estado, a nova subvariante do coronavírus, a BQ.1, sublinhagem da BA.5, ambas descendentes da Ômicron. A informação foi publicada no dia 19, pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Além disso, nos últimos dias houve um aumento na quantidade de casos confirmados de Covid-19 em Minas Gerais e em outros estados. Entre os dias 5 e 12 de novembro foram confirmados 971 casos no estado. Já na semana entre os dias 12 e 19 de novembro, o número subiu para 3.235.

Em nota, a secretaria passou as seguintes recomendações para as equipes de vigilância e assistência à saúde: orientar sobre a importância da coleta de amostras para a realização de exame de biologia molecular nos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) hospitalizados; realizar o encerramento oportuno dos casos e dos óbitos, para subsidiar as análises epidemiológicas; alertar aos profissionais de saúde sobre a situação epidemiológica local.

Além disso, foram passadas as seguintes orientações para a população e profissionais da área da saúde: reforçar as medidas não farmacológicas de prevenção e controle, como a lavagem de mãos e uso de álcool gel; reforçar a necessidade imediata da complementação do esquema vacinal com todas as doses de reforço, de acordo com os grupos de risco e faixas etárias (as vacinas estão disponíveis nas unidades básicas de saúde).

Em Araguari, o número de casos de Covid também subiu consideravelmente. Entre os dias 6 e 12 foi registrada uma média de 1,25 casos por dia. Já entre os dias 16 e 23 essa média aumentou para 9 casos por dia. Essa média foi obtida através da soma dos números de casos diários, disponibilizados no Boletim Epidemiológico, divididos pela quantidade de dias.

Ontem, 24, a reportagem da Gazeta conversou com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro de Moura para saber quais são as recomendações do município para diminuir os casos da doença. “Nossa principal recomendação é estar em dia com as doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Lembrando que já avançamos para o reforço de quarta dose na faixa etária acima de 30 anos. Recomendamos o uso de máscaras para pacientes com doenças crônicas, para pacientes imunocomprometidos e para adentrar em unidades hospitalares. Além disso, a lavagem constante das mãos é muito importante”, disse.

A chefe da pasta de Saúde também esclareceu que, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica está em constante monitoramento dos casos.

Outro ponto que merece destaque é que, a vacinação contra a Covid-19 está disponível no município para crianças de 6 meses a 2 anos de idade (11 meses e 29 dias) com comorbidades.

Segundo a prefeitura, para tomar a segunda dose de reforço, a criança deve respeitar quatro semanas de intervalo entre a 1ª dose e a 2º dose, e oito semanas de intervalo entre a 2ª dose e a 3ª dose. Neste primeiro momento são quatro pontos de vacinação: CEEAMI, UBSF Paraíso, UBSF São Sebastião e UBSF Brasília.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: