Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: mais de 2300 pessoas estão atrasadas para segunda dose em Araguari

sex, 11 de junho de 2021 09:14

Da Redação

Boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 10

Desde a quarta-feira desta semana os professores do ensino fundamental I e II estão sendo vacinados, juntamente com os professores do ensino infantil que ainda não haviam recebido a primeira dose. A partir de ontem, 10, os profissionais de educação técnico-administrativos do ensino infantil (creches e pré-escola) e profissionais do ensino médio da cidade também começam a ser vacinados. A vacinação acontece no aeroporto da cidade, entre 8h e 16h, em drive-thru. A imunização aos profissionais da educação independe de estarem ministrando aulas presenciais.

Para o professor ou trabalhador da educação, é necessário fazer o cadastro no site da prefeitura e levar no momento da vacinação a declaração do diretor da escola.

A vacinação vem avançando gradativamente na cidade, todavia a Administração Pública tem se preocupado com a quantidade de munícipes que ainda não completaram a imunização com a segunda dose.

Aproximadamente 2.300 pessoas que precisavam tomar a segunda picada ainda não foram receber a dose de reforço, de acordo com a Prefeitura de Araguari. As vacinas vão continuar sendo destinadas a esse público, mas é preciso que as pessoas compareçam aos locais de imunização o quanto antes.

Em nível nacional, dados mostram que cerca de 4,4 milhões de pessoas deixaram de tomar a segunda dentro do prazo recomendado no país. No caso da Coronavac, é necessário ter completado 28 dias da aplicação da primeira dose para receber segunda. Já a AstraZeneca e a Pfizer, o período para o recebimento da segunda dose é de 90 dias.

De acordo com o Instituto Butantan, as vacinas são o primeiro passo para o fim da pandemia do novo coronavírus, mas a imunidade não começa imediatamente após tomar a segunda dose do imunizante. Caso uma pessoa tenha Covid-19 logo após se imunizar, isso não significa que a vacina não funcionou, mas que o seu sistema imunológico ainda não teve tempo para criar a resposta imune. Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose o indivíduo está protegido, pois esse é o tempo que sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.

A Secretaria de Saúde de Araguari alerta sobre a imprescindibilidade de que a população receba a segunda dose. “Os munícipes devem ficar atentos para a importância de completar a imunização, pois, somente assim se adquire a proteção oferecida pelas vacinas”.

 

MINAS CONSCIENTE

Por mais uma semana, os 27 municípios do Triângulo do Norte poderão seguir as regras da Onda Amarela, dentre eles AraguariUberlândia está classificada na mesma fase, mas tem plano próprio de retomada da economia.

A Onda Amarela permite o funcionamento de todas as atividades, inclusive as não essenciais. Entretanto, os municípios podem impor decretos mais restritivos do que as regras permitidas pelo estado, o que é o caso de Araguari, que segue com ‘toque de recolher’, restrições com venda de bebida alcoólica e proibição do comércio nos finais de semana.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 14.477 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 4.231 pacientes em monitoramento, sendo 1.923 confirmados e 2.308 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 19 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 34 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo onze no Santo Antônio, três na UPA, 15 no Hospital de Campanha e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 384 óbitos confirmados para a doença, sendo um nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 10.

1 Comentário

  1. Cezar disse:

    Enquanto uns anseiam pra chegar sua hora de vacinar, e aguardam ansiosamente a vez, quem pode não vai atrás, correndo risco de se contaminar, ser mais um a ocupar as unidades de saúde, e contagiar outras pessoas podendo levar até a morte. Consciência gente!

Deixe seu comentário: