Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Araguari zera ocupação de leitos de UTI na Santa Casa

qui, 9 de dezembro de 2021 09:33

Da Redação

A pandemia de Covid-19 vem sendo, dia após dia, sufocada pela chamada “imunidade de rebanho”, que ocorre quando a população, quase que eu sua totalidade, se vacina contra uma doença, fazendo com que ela perca significativamente sua letalidade.

Em relação à Ômicron, nova variante de coronavírus descoberta nos últimos dias, especialistas têm se mostrado animados com os resultados preliminares obtidos, que mostram que o vírus pode estar chegando no ciclo final de mutações, uma vez que está perdendo sua letalidade em razão da grande quantidade de pessoas vacinadas contra a doença. O epidemiologista e futuro ministro da Saúde da Alemanha, Karl Lauterbach, chegou a se referir à variante como “um presente de natal”. Anthony Fauci, principal conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou os primeiros sinais da não gravidade da variante como “um tanto encorajadores”. Além disso, ontem, 8, as farmacêuticas Pfizer e Biontech afirmaram que três doses da vacina neutralizam a Ômicron. Ainda, é recomendado que as pessoas continuem se vacinando, independente da marca da vacina, para se protegerem o máximo possível contra as mutações do vírus.

Não havia nenhum leito de UTI Covid-19 ocupado em Araguari nesta quarta-feira, 8, mostra boletim.

 

O Instituto Butantan publicou nesta quarta-feira, 8, uma afirmação de Xiangxi Wang, investigador principal do Instituto de Biofísica da Academia Chinesa de Ciências, dizendo que a CoronaVac também é eficiente contra a Ômicron. “Percebemos que as pessoas que recebem as três doses do imunizante de vírus inativado (como a CoronaVac), […] aumentam a produção de anticorpos contra as variantes da Sars-Cov-2”, explica.

Em Araguari, os vacinados já alcançam quase 100 mil pessoas, sendo 98.288 imunizados com pelo menos a primeira dose até esta quarta-feira, 8. Ainda, o município ultrapassou a marca dos 20 mil infectados pelo coronavírus nesta semana.

O cenário já proporciona uma melhora significativa nos quadros pandêmicos e, ontem, 8, pela primeira vez os leitos de UTI Covid-19 na Santa Casa de Araguari, que já chegaram a ultrapassar a ocupação de 100%, tiveram sua lotação zerada, ou seja, todos os leitos estavam vazios e sem pacientes. Havia apenas duas internações em enfermarias, uma no Hospital de Campanha e outra na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, informou nesta quarta-feira, 8, que a situação é confortável, mas que é preciso continuar tomando todos os cuidados. “A Secretaria Municipal de Saúde continua ativa, por mais que estejamos em uma situação positiva em relação à baixa taxa de contaminação e ocupação de leitos, especialmente comparando com outros períodos do ano. Ainda estamos fechando o cerco contra a Covid-19 na cidade, até porque temos as festividades de fim de ano. Em janeiro de 2021 houve o aumento de casos em função das aglomerações de fim de ano em 2020, e não queremos que isso se repita em 2022. Vamos manter o serviço especializado à Covid-19 na cidade. Não faremos, institucionalmente, festividades de fim de ano. Mas podem acontecer eventos em locais particulares, cumprindo normas sanitárias e sob fiscalização da Força Tarefa”, disse Soraya. “A vacinação impactou positivamente no controle da pandemia. Contamos com o apoio da população para continuar mantendo os níveis de transmissibilidade do Coronavírus baixos”, finalizou.

É necessário comparecer aos pontos de vacinação e receber a primeira, segunda e dose de reforço.

O prefeito de Araguari, Renato Carvalho (Republicanos), também comentou a novidade de 100% de leitos de UTI Covid-19 desocupados. “Por mais que tenhamos hoje o apoio do Governo Estadual e Federal, e toda ação da Administração do Município, ainda não faremos alteração nos atendimentos. […] esperamos que as famílias, neste fim de ano, fiquem mais unidas entre si e menos aglomeradas com outras famílias”, comentou.

Além disso, a vacinação contra a doença segue sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, e não mais no Aeroporto Municipal.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: