Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Covid-19: Araguari tem baixa quantidade de casos e pandemia segue recuando frente à vacinação em massa

ter, 7 de dezembro de 2021 14:37

Da Redação

A pandemia causada pelo coronavírus deixou seu rastro de destruição, mas diante da alta quantidade de pessoas vacinadas e da cultura de uso de álcool em gel, máscara facial e respeito ao distanciamento disseminada, já não possui mais tanto poder de impacto.

A variante Ômicron, recentemente descoberta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi anunciada como possivelmente a pior variante até o momento, mas dados preliminares indicam que vacinas, como a da Pfizer/Biontech, geram 93% de eficácia contra os sintomas graves da doença, quando aplicadas em pelo menos duas doses.

Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 6.

 

Assim, com a perspectiva de melhora, Araguari já completa uma semana sem nenhum óbito causado pela Covid-19, além de quase ter zerado as internações em leitos de UTI e hospitalares no Hospital de Campanha da cidade. O resultado é fruto da luta constante do Governo Municipal em prol da imunização em massa contra o coronavírus.

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) dá continuidade à maior campanha de vacinação da história do estado e distribui, desde ontem, 6, mais 812.874 doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer e 7.500 doses de AstraZeneca.

Os imunizantes fazem parte do 71º lote enviado pelo Ministério da Saúde. As doses da Pfizer chegaram à Central Estadual da Rede de Frio na sexta-feira, 3. A previsão é que Araguari receba o próximo lote nesta quarta-feira, 8.

As doses de Astrazeneca devem ser administradas como reforço à população indígena com 18 anos de idade ou mais. No caso da Pfizer, desde a 69ª remessa, a SES-MG deixou de especificar grupos prioritários a serem atendidos e, portanto, as doses devem ser administradas conforme a necessidade de cada município.

Até o dia 3 de dezembro, o percentual de cobertura vacinal contra a Covid-19 com a primeira dose já havia atingido 90,94% da população acima de 12 anos, e a segunda dose alcançou 78,79% desse público. Minas vacinou com a dose de reforço 1.930.856 pessoas.

“Nossa situação é confortável. Os números são positivos, reduziram drasticamente em relação a internações e ocupações de leitos, tato os de enfermaria quanto os de UTI. A vacinação já ocorre na maior parte das Unidades de Saúde”, informou a Secretaria Municipal de Gabinete nesta segunda-feira, 6.

Ainda, conforme os números divulgados ontem, 6, há no município até o momento um total de 19.991 casos positivos de Covid-19 e 476 óbitos para a doença. Vale destacar que a quantidade de infecções diárias registradas é muito baixa, e a cidade completou a primeira semana do mês de dezembro sem registrar nenhum óbito por coronavírus. São ainda 98.205 araguarinos e araguarinas imunizados com pelo menos a primeira dose.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: