Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros registra aumento no número de colisões entre carros e motocicletas

sáb, 9 de julho de 2016 05:28

Da Redação

Dois acidentes graves ocorreram essa semana na avenida Minas Gerais e uma vítima veio a óbito

O número de colisões entre carros e motocicletas aumentou nos últimos meses em Araguari. A 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros tem registrado entre seis e oito acidentes diários aos finais de semana.

Nessa sexta-feira, 8, a equipe registrou um acidente no cruzamento entre a avenida Minas Gerais e a rua Duque de Caxias. O motociclista M.A.S., 21 anos, foi atingido por um automóvel e sofreu um corte profundo no pescoço. O jovem foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, até o fechamento da edição, estava consciente e estabilizado.

Motociclista foi atingido por um automóvel e sofreu um corte profundo no pescoço

Motociclista foi atingido por um automóvel e sofreu um corte profundo no pescoço

 

Outro acidente foi registrado no cruzamento da rua Florestina com a avenida Minas Gerais, nessa terça-feira, 5. O motorista de um carro avançou o sinal de parada obrigatória e colidiu com uma motocicleta. A vítima, Z.C.C., (65) foi encaminhada a UPA, mas veio a óbito.

De acordo com o assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros, subtenente Lucenildo Batista Alves, a maior quantidade de acidentes é registrada aos finais de semana. “Possuímos uma planilha onde anotamos diariamente a quantidade de acidentes e observamos que aos sábados e domingos houve um aumento considerável. No último domingo, foram registradas sete ocorrências e, no sábado anterior, também registramos sete acidentes”.

O subtenente comenta que são registradas entre duas e três ocorrências diárias de colisões entre motocicletas e carros. “Esse é um aumento inexplicável, que pode estar ocorrendo devido à imprudência e negligência dos motoristas e também à falta de respeito à sinalização. O problema não é relacionado apenas às motocicletas, mas muitas vezes os veículos de quatro rodas avançam os sinais e causam acidentes”.

Em relação aos acidentes registrados essa semana, o subtenente acredita que houve imprudência por parte dos motoristas. “Os acidentes ocorreram em uma avenida bem sinalizada, em que é possível ter uma visão ampla de trânsito, então, acreditamos que tenha sido imprudência”.

Segundo o subtenente, alguns acidentes registrados envolvem bebidas alcoólicas. “Muitas vezes as pessoas consomem bebidas alcoólicas, principalmente os jovens, e dirigem em alta velocidade, agravando os acidentes e causando ferimentos mais fortes. Aos finais de semana, é recomendado que os condutores tenham bastante cautela e evitem situações de risco”.

O cabo Arlindo Rodrigues da Cunha, policial militar da Patrulha de Trânsito, ressalta que os condutores devem ficar atentos às mudanças no trânsito do município. “Foram várias mudanças no trânsito, como novos semáforos, alterações no sentido das vias, novas paradas obrigatórias, então, é necessário prestar atenção e respeitar a sinalização, principalmente os sinais de trânsito, faixas de pedestre, entre outros”.

O policial afirma que muitos acidentes têm ocorrido devido à falta de respeito à sinalização. “Os motoristas aceleram para passar no sinal amarelo e causam acidentes. Além disso, uma das maiores causas de acidente de trânsito no Brasil atualmente é o uso de aparelhos celulares para ligações e até mesmo utilização de aplicativos, como o WhatsApp. Se a pessoas está olhando para o celular, em questão de segundos pode ocorrer um acidente”.

Arlindo Rodrigues acrescenta que os acidentes não ocorrem por falta de conhecimento da legislação. “Supomos que todas as pessoas que possuem CNH têm conhecimento do Código de Trânsito Brasileiro, conhecem a sinalização e sabem que as leis devem ser respeitadas”.

Outros problemas apontados pelo militar são: não utilização do cinto de segurança, dirigir acima da velocidade permitida, consumo de bebidas alcoólicas, entre outros. “É preciso respeitar o próximo e não ter pressa, porque essa pressa pode ocasionar um acidente”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: