Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros registra 15 ocorrências de incêndio em vegetação no fim de semana

ter, 9 de agosto de 2022 08:42

Da Redação

Os incêndios aconteceram em vários pontos do município

O período do inverno tem como característica o clima seco, o que aumenta os riscos de queimadas, que acontecem tanto pelas ações do ser humano, quanto pelo próprio meio ambiente. Elas ocorrem nas áreas de florestas, no perímetro urbano e nas regiões rurais, por diversos motivos, como limpeza da vegetação ou preparo do solo para a agricultura e pecuária.

No último fim de semana, a 2ªCompanhia de Bombeiros Militar registrou 15 ocorrências de incêndios em vegetação, duas foram na BR-365, saída para Indianópolis e as demais foram dentro da cidade. Os incêndios estavam localizados em diversos bairros, como: Portal dos Ipês; Bosque; Interlagos; Independência; Santa Terezinha; Goiás; Brasília; Novo Horizonte; Santiago; Ouro Verde; Jardim Regina; entre outros.

Ontem, 8, a reportagem da Gazeta, entrevistou a sargento da 2ªCompanhia de Bombeiros Militar, Adriana Campos para saber quais são as principais causas desses incêndios no município. Segundo a sargento, quase todos os incêndios que acontecem nos lotes vagos são causados por pessoas. “Uma pessoa que varre a porta da sua casa, junta uma quantidade de folhas, depois coloca fogo no seu lixo e perde o controle. O incêndio vai de um lote vago para o outro, o que causa muito transtorno”, disse Adriana Campos.

A sargento esclareceu que algumas pessoas que ao invés de limparem seus terrenos ou até mesmo de pagarem alguém para realizar esse serviço, escolhem colocar fogo na vegetação.

Vale destacar, que em alguns casos as crianças são as responsáveis pelas queimadas, pois ao brincarem de fazer “fogueirinha”, acabam perdendo o controle do fogo e causando grandes danos.

Adriana Campos pediu que os araguarinos se conscientizem a respeito das queimadas. “Um incêndio em lote vago, traz transtornos para todos que estão ao redor, pois grande parte dos cidadãos moram com algum idoso ou criança, casos em que a fumaça incomoda mais do que o normal. Além disso, os incêndios causam sujeira e são perigosos, pois se o lote tiver muito lixo ou com o mato muito alto e casa não for murada, o fogo pode ir para dentro de casa. O incêndio é um fogo fora de controle”, salientou a sargento.

É importante lembrar que esse tipo de incêndio é crime e pode ser denunciado à Policia Militar pelo 190 ou ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Eu acho que a única solução para esses terrenos é fazer uma urbanização neles, como uma horticultura para as pessoas do bairro. Só que a maioria desses terrenos tem donos que gostam de fazer coleções de propriedade privada, mas não cuidam, não limpam, não constroem nada no local, não mandam fazer capina porque é caro e aí os moradores não aguentam e colocam fogo porque enchem de bichos, até animais peçonhentos. E tem outra, costumam ser de pessoas ricas e muquiranas da cidade. Aquelas pessoas ricas que gostam de compras coisas velhas estragadas, mas do jeito que compram, ficam.

Deixe seu comentário: