Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros realiza operação “Alerta Vermelho” em estabelecimentos

qui, 29 de junho de 2017 05:12

Da Redação

Comerciantes serão orientados sobre a importância dos sistemas preventivos contra incêndio

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros realiza, nessa quinta-feira, 29, a operação “Alerta Vermelho” nos estabelecimentos da região central do município. Durante a ação, os militares promoverão um trabalho de conscientização com os comerciantes em relação à importância dos sistemas preventivos contra incêndio.

De acordo com o tenente Ésio Oliveira, comandante do 1º Pelotão de Bombeiros de Araguari, a atividade é parte da “Semana de Prevenção”, que antecede o Dia Nacional do Bombeiro (2 de julho). “Na semana anterior à data, o Corpo de Bombeiros, em todo o país, promove uma série de atividades voltadas ao público interno e externo. Em Araguari, serão realizadas duas atividades”.

Operação acontecerá das 8 às 17h nos estabelecimento da região central

Operação acontecerá das 8 às 17h nos estabelecimento da região central

 

Nessa quinta-feira, os militares promovem a operação “Alerta Vermelho”, que acontecerá das 8 às 17h, nos estabelecimentos da região central. “Durante essa atividade, teremos dez vistoriadores nas principais ruas de comércio de Araguari, que fiscalizarão os estabelecimentos, orientando os comerciantes quanto à necessidade de possuir os sistemas preventivos e realizando um levantamento dos locais que não possuem esses sistemas”.

O tenente comenta que, por ser uma atividade da “Semana de Prevenção”, os estabelecimentos não serão notificados. “Quando o militar realiza a fiscalização e o local não possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o proprietário recebe uma notificação e tem prazo de 60 dias para regularizar o estabelecimento. Após esse prazo, caso a situação não seja regularizada, o comerciante recebe a primeira multa”.

Para obter o AVCB, o comerciante deve apresentar um projeto de prevenção de combate a incêndio do estabelecimento, informando o tipo de produto que é vendido e a área do imóvel. “Existe uma lei que determina quais sistemas devem ser instalados em cada tipo de estabelecimento, então, a partir desse projeto, iremos vincular os meios preventivos que o local deve ter, como saídas de emergência, extintores de incêndio, hidrantes, alarmes, dentre outros”.

A segunda atividade ocorre na sexta-feira, 30, a partir das 8h, na praça Getúlio Vargas. “Teremos aproximadamente 40 militares participando de competições relacionadas às áreas de atuação operacional do Corpo de Bombeiros. Durante esse evento, serão aplicadas três provas de combate a incêndio, quatro provas de atividade de salvamento terrestre e duas provas de atividade de salvamento em altura. Convidamos toda a população para assistir às competições”.

As equipes vencedoras serão premiadas na segunda-feira, 3, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), como parte da comemoração do Dia Nacional do Bombeiro. “Nessa data iremos premiar os primeiros colocados da competição com medalhas e faremos a certificação dos parceiros da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: