Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros realiza corte de árvores com risco de queda

qui, 2 de fevereiro de 2023 08:08

Da Redação

 

Nesta semana, a 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Araguari, realizou o corte e poda de árvores com risco iminente de queda. A ação consolida uma parceria junto à Prefeitura Municipal através da Secretaria do Meio Ambiente.

 

A ação foi intensificada na última semana, fazendo a retirada de árvores que apresentavam risco à população por meio de quedas repentinas ou outros problemas que coloquem a segurança dos civis em risco. No último dia 25, foi finalizado o corte de árvores na Rua Padre Gil, situada nas proximidades da Praça Padre Elói, no bairro Jardim Regina.

Denúncias sobre árvores com risco de queda podem ser feitas junto à Secretaria do Meio Ambiente ou pelo Corpo de Bombeiros. 

 

Vale lembrar que, no dia 21 deste mês, uma equipe do Corpo de Bombeiros já havia feito a poda de um galho no mesmo endereço. No dia 26 de janeiro, foi efetuado o corte de uma árvore que se encontrava na Avenida Porto Alegre. Já no dia 29, ocorreu a retirada integral de uma árvore com raízes expostas e alto risco de queda na Rua Quatro, no bairro Alan Kardec.

 

Conforme apurado pela redação do jornal Gazeta do Triângulo, os serviços de poda e supressão de árvores ocorrem quando as unidades competentes identificam a necessidade. Contudo, solicitações por parte da população araguarina também são aceitas. As notificações podem ser feitas diretamente ao CBM ou à Secretaria de Meio Ambiente que, então, repassa a execução da demanda aos bombeiros.

 

Na primeira hipótese, ocorre o que se chama de cortes e podas preventivas. Neste cenário, a árvore passa pela perícia feita pelo biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, que realiza um exame e então emite um laudo com a identificação das árvores e as respectivas informações sobre a razão daquela ação.

 

De acordo com a assessora do Corpo de Bombeiros Militar de Araguari, terceiro sargento Adriana Campos, os serviços de poda são realizados quando são notados galhos em tamanhos excessivos. “Qualquer pessoa pode solicitar a vistoria de risco de queda de árvore, uma vez que a árvore em questão apresente algum dos sinais já apontados acima. Deixando claro que não fazemos podas ornamentais, somente preventivas, nem cortamos árvores sadias”, completou.

 

Na oportunidade, o secretário do Meio Ambiente, Guilherme Henrique dos Santos, informou que, a maior parte das demandas executadas pelo CBM chega ao conhecimento do departamento de Arborização através da própria população araguarina. Basta entrar em contato pelo número 3690-3115.

 

Para realizar denúncias sobre poda e supressão em espaços públicos, basta realizar uma denúncia. Se tratando de áreas privadas, é preciso realizar um protocolo específico informado na ocasião. De acordo com a Lei da Arborização nº 5681/16, toda árvore retirada é reposta.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: