Sábado, 13 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros de Araguari e Uberlândia se reúnem com prefeito

sáb, 15 de novembro de 2014 01:22
Comandante do 5º BBM de Uberlândia, major Nivaldo Machado esteve presente na ocasião
Funcionamento do SAMU e sede dos Bombeiros de Araguari no prédio do Hospital Municipal são projetos abordados na reunião. Foto: Divulgação

Funcionamento do SAMU e sede dos Bombeiros de Araguari no prédio do Hospital Municipal são projetos abordados na reunião. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – O possível funcionamento de unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade e a futura destinação do prédio onde atualmente funciona o Hospital Municipal para ser a nova sede do 10º Pelotão de Bombeiros motivaram o encontro entre bombeiros, o prefeito Raul Belém (PP) e a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, na quinta-feira, 13. O comandante do 5º BBM de Uberlândia, major Nivaldo Machado, e o coronel Felipe Aidar estiveram presentes na ocasião.

Quem também participou da reunião foi o tenente coronel Luís Donizete da Silva, comandante do 10° Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araguari. Segundo ele, alguns pontos importantes envolvendo os dois assuntos foram tratados na ocasião.

Em relação ao SAMU, programa do governo federal em parceria com o estado e os municípios, Uberlândia irá sediar o sistema, enquanto municípios da região terão sub-bases. Organizar a estrutura física para essas bases é uma responsabilidade da prefeitura. “Como o Corpo de Bombeiros e o SAMU são serviços que, de certa maneira, desempenham algumas funções semelhantes, temos que integrar os sistemas para evitar duplicidade de atendimento. O deslocamento simultâneo acabaria gerando despesa e prejudicando outros atendimentos,” expôs o comandante.

Inicialmente, a previsão seria de três viaturas do SAMU para Araguari, uma de suporte avançado e duas básicas. “A unidade de suporte avançado se diferencia da básica porque possui um médico, além do motorista e de auxiliares de enfermagem. Ela também é mais equipada com medicamentos e aparelhos que podem ser manuseados apenas pelo médico,” complementou. Como a iniciativa está em fase de implantação, pode haver alteração na frota destinada à cidade.

Assim que a obra e as instalações forem concluídas, a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, construída no terreno que dava lugar ao antigo do Pronto Socorro, substituirá as atividades do atual PS, que funciona provisoriamente no prédio feito para ser o Hospital Municipal. Diversos problemas estruturais e judiciais tornaram inviável o funcionamento pleno da estrutura, que futuramente dará lugar a sede do Corpo de Bombeiros.

“É necessário termos autorização da Justiça e do Ministério da Saúde para ocupar aquele espaço,” explicou o bombeiro. Na ocasião, o prefeito teria informado que daria agilidade às questões legais envolvidas.

Com o funcionamento da UPA, o prédio do Hospital Municipal, então desocupado, passaria por reformas para adequar a estrutura as necessidades do Corpo de Bombeiros.”O espaço é bem amplo, e nos dará condições de funcionar adequadamente. Temos uma cópia da planta que foi repassada ao 5º Batalhão no sentido de dar andamento as alterações necessárias,” comentou o bombeiro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: