Corpo de Bombeiros combate aproximadamente dois incêndios em lotes vagos por dia na cidade
ter, 27 de junho de 2017 05:19por Tatiana Oliveira
No mês de junho foram registradas 40 queimadas. Número é 10 vezes maior que as ocorrências no período chuvoso
Enquanto em janeiro foram registrados três focos de incêndio em lote vagos na cidade, em junho, diariamente, a 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros combate em média dois incêndios em lotes vagos, é o que afirma a assessora de Imprensa da corporação cabo Sara da Silva Barbosa. No período de estiagem, a tendência é que o número aumente, bem como os riscos. “Devido à falta de chuva, é mais fácil que os focos de incêndio se alastrem, causando maiores danos ao meio ambiente e à saúde dos moradores dos arredores”, afirma.
Até ontem, 26, o número de incêndios combatidos em lotes vagos na cidade foi quatro vezes maior do que em maio e 20 vezes maior que o registrado em fevereiro, no período chuvoso. “Nesse mês, até as 15h dessa segunda-feira, o Corpo de Bombeiros combateu 40 incêndios em terrenos dentro da área urbana. Isso acontece devido à seca, pois o mato se torna combustível para que o fogo se alastre”.
A ação humana é um dos maiores responsáveis por causar incêndios em vegetação. “Jogar cigarros acesos nos terrenos, soltar balões e fogos de artifício, por exemplo, são agravantes que podem iniciar um foco de incêndio”, afirma Barbosa. Hábitos como a queima de lixo para limpar a propriedade também podem fazer com que o fogo tome proporções maiores. “A conscientização em manter os lotes limpos de forma correta é essencial para a diminuição desse índice e para a prevenção de queimadas”, reforça.
Incêndios em lotes vagos trazem grandes riscos aos vizinhos, atingem a rede elétrica, carros e casas, por exemplo. “Em qualquer foco maior de queimada, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros no 193. Quando o cidadão percebe que o incêndio tomou uma proporção maior, é necessário que alguém desligue o padrão de energia da casa, para evitar perigos maiores”, alerta Barbosa.
Provocar incêndio é crime de acordo com o artigo 250 do Código Penal, pena de reclusão, de três a seis anos, e multa. Ainda, se o sinistro for praticado em lavoura, pastagem, mata ou floresta há o aumento de um terço na pena. Caso seja considerado criminoso, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos. “O cidadão que quiser fazer uma denúncia deve entrar em contato com a Polícia do Meio Ambiente, que é o órgão responsável pela fiscalização e sansão”, recomenda Barbosa.
A representante da unidade militar explicou à Gazeta do Triângulo que, por vezes, não é possível atender ao chamado de imediato. “Isso acontece porque nosso efetivo é pequeno e temos apenas um caminhão para atender a demanda. Contamos com a ajuda da população na prevenção desses focos”.
Minas Gerais
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, em Minas Gerais o número de ocorrências de incêndio em lotes vagos nos primeiros quatro meses de 2017 cresceu cerca de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A corporação alerta que a tendência é que os números aumentem ainda mais com a chegada do tempo seco. Conforme relatado por Barbosa, o mês de maior índice de focos de incêndio é agosto.
Os dados apontam que 2017 apresenta crescimento nos casos de incêndio em lotes vagos também na comparação entre janeiro e abril: foram 185 ocorrências no primeiro mês do ano, contra 438 em abril, o que representa um aumento de 200% no número de ocorrências atendidas no Estado.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...