Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros atende entre oito e dez ocorrências de acidentes com motocicleta por dia

qua, 5 de julho de 2017 05:55

Da Redação

Esse ano foram registrados três óbitos decorrentes de colisão no município

A 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros atende, diariamente, em média oito e dez ocorrências de acidentes envolvendo motocicletas. A quantidade de acidentes graves têm aumentado em locais como a avenida Brasil e, esse ano, foram registrados três óbitos decorrentes de colisões.

Quantidade de acidentes graves envolvendo motocicletas na avenida Brasil é motivo de preocupação

Quantidade de acidentes graves envolvendo motocicletas na avenida Brasil é motivo de preocupação

 

De acordo com o tenente Ésio Oliveira Ribeiro, comandante do 1º Pelotão da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros, todos os dias a equipe atende a mais ou menos oito a dez acidentes envolvendo motocicletas. “Esses acidentes variam entre quedas e colisão com veículos, alguns mais graves, inclusive.”

Nessa segunda-feira, 3, a primeira ocorrência do dia atendida pelo Corpo de Bombeiros foi uma colisão entre um veículo e uma motocicleta. “Quando analisamos alguns acidentes, percebemos que, muitas vezes, a culpa é do motociclista que não respeita os limites de velocidade. Os automóveis possuem pontos cegos que dificultam a visualização da moto e, como eles se aproximam rapidamente, muitas vezes o motorista não consegue enxergar e acaba colidindo”.

O tenente ressalta que o local com o maior número de acidentes graves envolvendo motocicletas é a avenida Brasil, na qual os militares atendem ao menos uma ocorrência por dia. “Esse é um ponto preocupante e estamos entrando em contato com a secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana para solucionar esse problema. Acidentes envolvendo motocicletas acontecem em vários cruzamentos, mas o que mais nos preocupa é a gravidade dos mesmos. A avenida Brasil é um trecho longo, de pista dupla, com vários cruzamentos e um público novo de moradores, devido aos residenciais. As pessoas têm excedido a velocidade permitida e se envolvido em acidentes graves nesse local”.

Segundo o tenente, o Corpo de Bombeiros têm realizado trabalhos educativos, em parceria com a secretaria de Trânsito e a Polícia Militar, para prevenir a ocorrência de acidentes no município. “Nós tivemos o ‘Maio Amarelo’ e promovemos diversas blitz educativas em pontos de maior acometimento de acidentes, mas temos notado uma evolução do tráfego de veículos em Araguari e percebemos que essa evolução está ocorrendo mais rápido do que as ações preventivas, então, nosso objetivo é continuar com esse trabalho de conscientização”.

A principal recomendação aos motociclistas é sempre manter atenção. “Os condutores de automóveis também precisam estar atentos, mas o motociclista tem que mostrar aos demais veículos que está presente; trafegar em velocidade reduzida, devido à dificuldade dos outros condutores de enxergarem as motos; evitar ultrapassagens pelo lado direito em locais onde não é permitido; não fazer curvas acentuadas juntamente com os veículos; utilizar sempre a buzina; e seguir as normas de trânsito”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: