Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros apresenta plano de ações de prevenção e combate a incêndios

sex, 10 de junho de 2022 08:03

Da Redação

As queimadas podem ser ocasionadas pelo ser humano ou pelo próprio ambiente

O inverno tem como característica o clima seco, o que aumenta os riscos de queimadas, que são provocadas tanto pelo ser humano, quanto pelo próprio meio ambiente. Elas ocorrem nas áreas de florestas e regiões rurais, por várias razões, como limpeza da vegetação ou preparo do solo para a agricultura e pecuária. Pensando nisso, a 2ªCompanhia de Bombeiros Militar elabora anualmente um Plano de Ações de Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação no Período de Estiagem.

A finalidade principal é mitigar o índice de queimadas em Araguari e região, no perímetro urbano e rural, mediante a conscientização da população, durante o período de estiagem de 2022.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a conscientização da população é feita, através de vários meios de divulgação, como: blitz educativas, mensagens alusivas à campanha nos painéis eletrônicos das rodovias, imagens em outdoors, painéis em pontos estratégicos da cidade, dentre outros

“Fazemos vitorias em todos os lotes vagos da cidade, há uns três anos, pois de acordo com a lei municipal, todo lote vago deve estar murado com calçamento e limpo. O intuito é verificar como está a situação. Vale destacar, que são feitos Boletins de Ocorrência de todas as inspeções, que são encaminhados ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas previdências. Esse tipo ação reduz a incidência de incêndio em lotes vagos”, disse a sargento da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, Adriana Campos.

Esse projeto conta com a parceria da Policia Militar do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil, do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP), que ajuda na divulgação do plano de ação e na parte logística, e da Ecovias, que coloca avisos nos painéis eletrônicos.

Além disso, os bombeiros estão realizando cursos de Brigada Florestal e estão procurando os moradores das regiões rurais para também participarem dos cursos, para que eles saibam quais são as atitudes que devem ser tomadas, em casos de focos de incêndios.

Outro ponto que merece destaque é que plano também conta com palestras em áreas rurais, mostrando a importância da preservação do meio ambiente e assim encontrando meios para diminuir os riscos de queimadas

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: