Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Conselho estabelece medida administrativa para funcionamento do Bristol Easy Hotel

qui, 5 de março de 2020 05:20

Da Redação

O empreendimento Bristol Easy Hotel foi construído no município e inaugurado em dezembro de 2019, entretanto, seu funcionamento tem enfrentando um impasse. De acordo com a deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Araguari, os empreendedores responsáveis não apresentaram em sua defesa, os Estudos de Impacto a Vizinhança (EIV) e o Estudo de Impacto Cultural (EPIC) referentes à ação administrativa.

Empreendimento começou a ser construído em 2014 e foi inaugurado em dezembro de 2019

Empreendimento começou a ser construído em 2014 e foi inaugurado em dezembro de 2019

Nos documentos devem constar as Medidas Compensatórias e Mitigadoras de Impacto Ambiental e, consequentemente, ao patrimônio cultural. Além disso, o Conselho ressalta que a obra, que teve início em 2014, causou o desabamento de um bem inventariado situado na travessa Sete de Setembro com rua Aurélio de Oliveira. Assim, o embargo é alusivo aos danos e prejuízos que teriam sido causados ao patrimônio cultural da cidade.

Durante reunião em 19 de fevereiro, presidida por Alessandre Humberto de Campos, o Conselho decidiu interpor a substituição da contrapartida da empresa empreendedora devido à impossibilidade de restauro do bem inventariado. Desta forma, a “obra de restauro” será transformada em “valor pecuniário” – cinquenta mil Ufras, além do embargo (impedimento temporário) do Alvará de “Habite-se” e do Alvará de Localização e Funcionamento do empreendimento.

Caso não sejam cumpridas as sanções, o Hotel terá a devida inscrição no CCI do imóvel no seu passivo ambiental e cultural junto ao departamento competente da secretaria de Fazenda do município, até que a pendência seja quitada e as multas ou medidas compensatórias, sejam depositadas na conta do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Além disso, o Conselho pede ainda que seja firmado o compromisso de ajustamento de conduta entre o município e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) visando adequar às exigências legais que terá eficácia de título executivo extrajudicial, caso contrário será aberta uma Ação Civil Pública no Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

A decisão foi publicada no Correio Oficial do município, edição do dia 28 de fevereiro e tem dividido opiniões na cidade. Para falar sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com o presidente da Faec, Rafael Guedes. Ele nos informou que não existe embargo e sim, um procedimento instaurado sob responsabilidade do Conselho. “O Conselho possui autonomia para realizar este procedimento. A prefeitura e a Faec não são partes no processo.”

Diante do impasse, a população questiona a atuação da prefeitura e cobra esclarecimentos do Conselho sobre a falta de divulgação das datas e horários que acontecem as reuniões, uma vez que não houve a participação popular na decisão de embargo do funcionamento do hotel. “Não soubemos de reunião e o Conselho não tem conhecimento do que se passa em nossa rua, muito menos dentro de nossas casas. A obra do Hotel não prejudicou nenhum imóvel na rua Aurélio de Oliveira, como tem sido dito e estamos aqui para mostrar nossas casas a qualquer engenheiro que queira fazer um laudo. É um abuso o que está acontecendo, pois, o Hotel é um investimento e representa o desenvolvimento de Araguari e sabemos que eles construíram a obra sem qualquer prejuízo para os moradores,” ressaltou um morador que preferiu não se identificar.

Outros populares que residem nas proximidades relatam sua decepção com representantes de Araguari e afirmam que o referido imóvel que desabou foi resultado da omissão da gestão municipal.  “A prefeitura não faz nada para a conservação dos imóveis da rua Aurélio de Oliveira, simplesmente esperam cair. Entramos em contato algumas vezes para pedir apoio e evitar o que aconteceu, mas nem a prefeitura e nem o Conselho apareceu por aqui,” completou um morador.

Empresários de Araguari também demonstram insatisfação quanto à deliberação do Conselho e a falta de posicionamento da Fundação. “Precisamos saber se há legalidade neste embargo, pois, é um grande investimento na cidade e irá servir de morada para 96 expositores que virão para a Fenicafé, por exemplo. Conversei com o prefeito Marcos Coelho e pedi que observe a legalidade desta decisão; estamos aguardando que o prefeito acione a Faec para nos dar um retorno, a fim de verificar a sustentação jurídica desse ato que pegou toda a população, investidores e empresários de surpresa,” comentou o presidente da AciaLeonardo Daher de Melo.

A Bristol Easy Hotel é reconhecidamente uma das marcas mais fortes e atua por meio das parcerias entre os grupos Allia Hotels, Bristol Hotels, RRX Incorporações e RR Corporation. Com mais de 30 anos de história e empreendimentos localizados estrategicamente em importantes regiões do país, o objetivo de atuar em Araguari (próximo à igreja Matriz) com a construção de 112 apartamentos é devido à carência da cidade em relação ao segmento de hotelaria, que ainda não condiz com a expectativa. Segundo informações, os contatos com a rede partiram do então presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari – Sebastião Totó que, observando a necessidade neste setor, foi um dos parceiros para que Araguari fosse contemplada com o empreendimento. Posteriormente, o empresário Janfredo Nader, vendeu o terreno para a construção do Hotel e se tornou um dos donos do empreendimento.

 

12 Comentários

  1. José Luiz disse:

    Esse negócio de Patrimönio Histórico é na minha opiniao uma grande chance de desvio de verbas, isso só atrasa o desenvolvimento da cidade, o povo necessitando de emprego e vem esse Conselho de merda embargar uma obra pronta pra funcionar, porque nao fez isso quando estava no inìcio da obra, deixa-se concluir o empreendimento pra depois se manifestar? Tenha a paciência, mas também com um Prefeito que mais parece uma alma penada, a cidade nao poderá ter desenvolvimento, pra ele a cidade só pode ter buracos.

  2. Silvio disse:

    Patrimônio cultural de Araguari, um conjunto de prédios velhos, sem manutenção e caindo aos pedaços. Nem a cara do atual prefeito. Enquanto isso o desenvolvimento não chega, os entendidos não permitem em Araguari. Depois não querem que a cidade seja comparada a uma currutela qualquer.

  3. Cezar disse:

    Mas uma empresa querendo se instalar em Araguari, recebendo o cartão de visita dos nossos políticos. Por que nunca esse coronelismo muda daqui? Aquele edifício que seria construído no Rosário, próximo a Av. Mato Grosso que seria o maior da cidade, não teve jeito. A prefeitura não deixou, e quem perdeu?? Diversos trabalhadores, comércio, e investidores.

    Precisamos destes políticos??? Precisamos mudar esse país, democracia aqui não deu certo. Precisa outro regime de governo. Os vereadores onde estão?? Nunca atuam para resolver estas questões?? E ainda querem salário elevados.

  4. Luiz Cláudio disse:

    Está autonomia do Conselho do patrimônio histórico é que está sendo a causa em atrasar o progresso de investidores em araguari deviam ficar de olho em que preside este conselho pois ele não gosta de Araguari e quer ver araguari sempre impedida de progredir pois ao meu ver segundo moradores da vizinhança de tal empreendimento e de documentos apresentados pelo Sr expedido secretário de obras e do Também vereador maravilha não há nada que impeça o funcionamento do Bristol estão criando motivos sem fundamento para que este seja hotel funcione✌

  5. Miguel A. Pinheiro disse:

    Este negocio de patrimonio so traz atraso para cidade

  6. Miguel A. Pinheiro disse:

    S

  7. Miguel A. Pinheiro disse:

    A cidade que tem um prefeito que mais parece um zumbi e uma tropa de jumentos como vereadores a cidade só fica para traz é bom estas carniças ficar esperto as eleiços esta chegando ai vem pertubar a população por voto e co mentiras

  8. Anônimo disse:

    Eu vou e rir quando aparecer esses candidatos pedir votos na cidade,não sabe nada do que vai acontecer futuramente.
    CAMPANHA não venda o seu voto .
    (DIREITOS RESERVADOS)

  9. Anônimo disse:

    Deixa eu ver se entendi, estão querendo é extorquir dinheiro do hotel. E porque não embargaram a demolição de prédios de construção sólida como: A pensão Feliz aonde hoje é o Santander, o Externato Santa Terezinha, a casa aonde funcionou o Relicário e outros por aí aonde fizeram lanchonete e estacionamento. E tem outra coisa, quando aquela casinha de adobe caiu o hotel já estava construído há muito tempo. Quer saber de uma coisa o patrimônio histórico quer é pegar dinheiro do hotel porque na verdade ninguém iria restaurar casinha nenhuma, não restauram nem os prédios sólidos. Aí perto da prefeitura tem o conjunto da Cooperativa da Goiás, tem o hospital dos ferroviários estão bons de serem restaurados. Terra de coronel é assim mesmo, gostam de travar o progresso da cidade. Que hotel lindo!

  10. Anônimo disse:

    O prédio de dezessete andares era na Rua Quinca Mariano só ficaram os tapumes de zinco. Aqui é desse jeito o que eles puderem fazer para travar as coisas e não ter aonde as pessoas trabalharem.
    Certamente pensam assim se o povo estiver trabalhando vai atrapalhar para nós, pois não vão precisar vender votos e nem de cestinhas básicas. Pessoal não vote em ninguém anule. Eu fico feliz quando eu digito 00 e aparece a palavra Nulo.

  11. Anônimo disse:

    Os moradores de rua colocaram fogo naquela casinha eu me lembro muito bem, isso aí que abalou a frágil estrutura dela e se não restaurarem aquele conjunto em frente a Matriz vai acontecer o mesmo. Não venham jogar a culpa no prédio imponente e majestoso.

  12. Anônimo disse:

    Mudando um pouco de assunto Araguari e uma cidade tão bonita . Segundo alguns políticos Araguari :

    Araguari tem ciclovia

    Araguari tem shopping
    Araguari tem calçadão
    Araguari tem Ginásio com vários artistas.
    Araguari tem UPA e um hospital Municipal.
    Araguari tem duas faculdades Federais.
    Araguari tem 5 mil ruas que recebeu o projeto 100% Asfalto.
    Araguari tem pessoas maravilhosas.
    PARABÉNS.

    CAMPANHA NÃO VENDA O SEU VOTO .
    ( DIREITOS RESERVADOS)

Deixe seu comentário: